TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais agentes da socialização

Projeto de pesquisa: Os principais agentes da socialização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A socialização pode ser definida como o individuo adquiri sua personalidade própria, que o diferenciará dos demais e ao mesmo tempo o identificará com o seu grupo social. A relação de um individuo com os agente de socialização define quem ele realmente vai ser, desde suas maneiras de agir até em que ponto a personalidade dele pode influenciar na sua sociedade. E dentro de uma mesmo sociedade podem existir várias personalidade em função das culturas existentes. A convivência com outros indivíduos é essencial para a evolução do ser humano.

Os principais agentes de socialização:

FAMÍLIA

• Ao nascer à família é o principal agente de socialização, é o agente mais importante no qual o individuo tem os seus primeiros contatos. E absorvem influencias em uma grande parte de sua vida. Os pais de modo geral passam para os seus filhos aquilo que já estão adaptados a fazer, então essa relação varia muito de acordo com classe social, grupos culturais e etc. E isso gera um processo de transmissão cultural. Ou seja, ao nascer, a família apenas transmite potencialidades de torna-se humana.

ESCOLA

• Já a escola transmite, particularmente, a experiência de conhecer o novo, vivenciar relações sociais totalmente diferentes que encontram na família. Aprende a lidar com regras, limites, aprende a respeitar e conviver com pessoas de diferentes culturas. E este contato com o novo irá gerar uma grande evolução no seu processo de socialização, consolidando sua personalidade tanto individual como social. Ou seja, ao interagir com outros, passa por várias experiências, e vai sendo socializada.

Passo 2

INFÂNCIA

A família monta o molde da criança ao nascer. Tudo de acordo com a classe social, grupos culturais diversos (étnicos, raciais, ocupacionais, de “status” e etc.). Os primeiros contatos com a família é essencial, e mantemos as influencias que aprendemos por um longo período em nossas vidas, e nesse processo adquirimos maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos e da sociedade em que vive. Mas o segundo passo da infância é ir para a escola, que é o local onde a criança aprende a seguir regras, organizações e o mais importante começa a conhecer crianças de culturas opostas da que ele esta habituado a viver. E com isso aprende a conviver com as diferenças. Este é um importante momento do processo de socialização, quando as relações informais-pessoais que predominam na família são substituídas por relações formais-impessoais. E conforme a convivência com outras crianças na escola, mesmo com todos os hábitos que tem em casa com seus familiares e pessoas de sua própria sociedade, acaba aprendendo coisas novas com os novos amigos, mas continua com sua personalidade adquirida com a sua socialização, e personalidade essa que o diferenciará dos demais e ao mesmo tempo o identificará com o seu grupo social.

Vejo isso pela minha infância, comecei a ir para a escola muito cedo, e no começou foi difícil me adaptar, pois estava acostumada com a minha rotina, com a minha família,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com