TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os problemas de inclusão das mulheres no mercado de trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Os problemas de inclusão das mulheres no mercado de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.312 Palavras (14 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 14

Este projeto interdisciplinar do 1º período do curso de Administração/Ciências Contábeis da Faculdade Novos Horizontes apresenta a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Desde o início do século XX vivencia-se um período de grandes mudanças, destacando-se algumas mais significativas como o regime de política econômica, turbulências econômicas afetando todo o cenário internacional e causando grandes impactos na estrutura e evolução do mercado de trabalho.

Iniciam-se as I e II Guerras Mundiais e eis que até então o homem era o chefe do lar, as mulheres não trabalhavam e não necessitavam ter renda, remuneração, por isso eram taxadas como sexo frágil.

É quando se iniciam as mudanças. As mulheres precisaram assumir os negócios da família e a posição dos homens no momento em que eles partiram para a batalha. Ao fim da guerra, muitos homens morreram e muitos outros que sobreviveram foram mutilados e não podiam mais trabalhar, e é justamente nesse momento que as mulheres deixam suas obrigações em casa e partem para o mercado de trabalho.

Com a evolução dos tempos as mulheres foram conquistando seu espaço e encontram atualmente mais facilidade para conseguir emprego do que os homens. A mulher moderna é mãe, dona de casa, empresária, empreendedora, dentre outras posições de trabalho. Na sociedade atual, encontramos mulheres em varias posições e a evolução ocorreu de um modo que as mulheres atuam em posições antes ocupadas apenas por homens.

Mas isso não significa que elas estão em uma condição vantajosa, pois ainda enfrentam preconceitos, discriminações e principalmente desigualdade salarial em relação aos homens. Quando se trata de salário de homens e mulheres, havia um crescente equilíbrio a partir do ano de 2004 até o ano de 2012, mas voltou a cair no ano de 2013 (Veja 2013).

O mundo está apostando em valores femininos, este trabalho tem o intuito de apontar as formas de discriminações enfrentadas pela mulher no mercado de trabalho, frente à inserção e a manutenção do emprego, inclusive comprovar a todo o momento que é capaz de desenvolver e mostrar competência no trabalho executado no dia a dia.

Será abordado neste projeto interdisciplinar o subtema sobre a inserção da mulher no mercado de trabalho. O motivo da escolha deste tema é o grande destaque da mulher no mercado de trabalho, pois permitirá aos estudantes de nível superior reconhecer o empenho e o trabalho feminino e identificar suas conquistas profissionais.

Para desenvolvimento deste projeto será realizada pesquisa em livros e artigos acadêmicos e uma pesquisa de campo em local da pesquisa e cidade.

O problema de pesquisa que norteará esse trabalho é: Quais os desafios (tipos de discriminação) enfrentados pela mulher no mercado de trabalho?

A partir do problema exposto acima, foi definido como objetivo geral: apontar os desafios (discriminações) enfrentadas pela mulher no mercado de trabalho.

Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos:

a) Apontar os preconceitos enfrentados pela mulher ao entrar no mercado de trabalho;

b) Apontar qual a reação da mulher frente à situação de discriminação e como ela contorna essa situação;

c) Apontar quais os desafios enfrentados desde sua inserção, estendendo-se à manutenção do emprego.

Este projeto interdisciplinar é elaborado em cinco capítulos. O primeiro capítulo apresenta a Introdução, em que é feita uma contextualização do tema, a justificativa, o problema de pesquisa, além dos objetivos. No segundo capítulo, apresenta-se o referencial teórico, com a visão dos principais autores sobre os assuntos abordados que são referentes ao trabalho da mulher (evolução, papel gerencial), a tomada de decisão (informações, dificuldades), e a avaliação de resultados (conceito, dificuldades, benefícios, importância). Posteriormente, será detalhada a metodologia utilizada para a pesquisa, em que são discutidos os tipos e métodos de pesquisa adotados neste trabalho, bem como a caracterização das empresas pesquisada. No quarto capítulo passa-se à análise dos dados, e finalmente serão apresentadas as considerações finais.

Referencial Teórico

Neste capítulo, serão apresentadas as noções teóricas que embasam a realização deste estudo, como direitos da mulher na inserção do mercado de trabalho, ..........., atuação da mulher no mercado de trabalho, custo empresarial, e .......................

2.1 Direitos da mulher na inserção do mercado de trabalho

De acordo com a Organização das Nações Unidas(ONU), são direitos das mulheres:

1. Direito à vida.

2. Direito à liberdade e à segurança pessoal.

3. Direito à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação.

4. Direito à liberdade de pensamento.

5. Direito à informação e à educação.

6. Direito à privacidade.

7. Direito à saúde e à proteção desta.

8. Direito a construir relacionamento conjugal e a planejar sua família.

9. Direito a decidir ter ou não ter filhos e quando tê-los.

10. Direito aos benefícios do progresso científico.

11. Direito à liberdade de reunião e participação política

12. Direito a não ser submetida a torturas e maltrato.

Durante muito tempo a legislação teve um caráter protetivo em relação à mulher. Fixando normas, que ao invés de proteger, discriminava as mulheres. Haviam restrições a mulher para executar tarefas em locais insalubres, perigosos e penosos, não podiam fazer mais que duas horas extras por dia de trabalho e nem mesmo executar tarefas em horário noturno, quanto mais trabalhar com peso. Visto que por muito tempo esteve presente várias normas que se diziam protetivas e eram restritivas. Buscavam evitar que as mulheres ocupassem vagas destinadas na maioria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com