TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os processos educativos como prática de socialização e constituição da cidadania

Artigo: Os processos educativos como prática de socialização e constituição da cidadania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Artigo  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

Os processos educativos como prática de socialização e constituição da cidadania.

Partindo da busca pela compreensão das diversas redes de poder que se apresenta na sociedade contemporânea, que os profissionais da área da Educação devem pautar suas atuações, focados não apenas nas práticas escolares, mas oferecendo subsídios aos diversos produtores de práticas educativas. Neste processo de produção e difusão do conhecimento, devemos nos questionar a que, e a quem, serve nosso conhecimento. Destaco este aspecto partindo da analise onde podemos notar que em diversos momentos, acreditamos que nossa produção intelectual possa servir a determinados objetivos, quando na realidade são utilizados para legitimar práticas de exclusão.

Neste pensamento a consciência do ser cidadão contribui para melhorar significativamente a vida em sociedade. Partindo destas premissas, percebemos que a sociedade que toma consciência de si, atinge grau de independência satisfatório para fazer as suas opções. Nesse ponto, a importância da difusão paritária do conhecimento através dos processos educativos, principalmente no que diz respeito às práticas escolares, se justifica através da possibilidade concreta de instigar o senso crítico e o autoconhecimento.

Pela contribuição que o saber tem na formação da consciência crítica dos educandos, é que as diversas formas de ensinar envolvem o reconhecimento de conceitos como ideologia, luta de classes, dominação e cidadania. Lançar luzes sobre como o ensino pode contribuir para a manutenção da dominação ou, ao contrário, como pode alavancar situações de resistência à dominação é tarefa fundamental de todos os processos educativos, sejam eles na escola, na família, na sociedade, na religião, ou nos inúmeros meios que se apresentam com este finalidade.

Entendo que a Educação é um olhar que promove o desvelamento no caráter científico e pessoal ao redor da complexidade acadêmica que vivemos hoje. A partir das experiências educativas, existe a possibilidade concreta de desenvolver a articulação do tempo histórico, das heranças dos sujeitos em um processo sistêmico. Sendo possível vivenciar o processo de formação de cidadãos capazes de refletir e enfrentar as dificuldades, além de serem críticos em relação à sociedade na qual estão inseridos. Assim, buscando estarem cientes de seus direitos, e o porquê de seus deveres, frente aos outros agentes sociais.

Os processos educativos necessitam ser constituídos a partir da formação de um coletivo de investigadores, sobre a história, suas temáticas, seus problemas. Defendendo que a práxis da cidadania envolve ambos os agentes. A Educação se presta assim, à defesa da liberdade, da autonomia e em última instância da cidadania. Por se ocupar e se preocupar com esse quesito, está constantemente sendo repensada a sua prática. Este aspecto deve ser levantado uma vez que ensinar significa meio de organizar as atividades para que os educandos apreendam e produzam conhecimentos. O ensino é caracterizado como uma ação que envolve a organização e diretividade do educador. É um processo de caráter sistemático, intencional e flexível, visando à obtenção de determinados resultados, conhecimentos, agilidades intelectuais e psicomotoras, ou seja, atitude. Ao educador compete preparar, dirigir, acompanhar e avaliar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com