TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEPSICO

Trabalho Escolar: PEPSICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 7

1- Introdução:

Segundo analises feitas pela vigilância de saúde do Rio Grande do Sul, em algumas unidades do produto Toddynho, bebida produzida a partir de leite e achocolatado que em sua grande maioria é consumida por crianças, foram encontrados variações substanciais no produto que alteraram o pH do mesmo, tornando-o um liquido mais corrosivo, tanto quanto a soda caustica.

A empresa que produz a bebida tem como nome Pepsico, e esta no ramo desde 1965. Seus principais produtos são a bebida homônima à sua empresa, Pepsi, o repositor Gatorade e os salgados Elma Chips. A PepsiCo está entre as cinquenta maiores empresas do mundo. No entanto não é a primeira vez que apresenta falhas em suas produções.

Apesar de ninguém saber exatamente o motivo e razão da falha, as duvidas começam a surgirem, e o principal culpado é o fator humano.

Conforme é de se esperar, o fator humano esta diretamente relacionada com as falhas nas organizações do mundo todo. O comum é a má preparação, falta de treinamento, desmotivação, falta de segurança no local de trabalho, sobrecarga trabalhista e entre outros. Porem um gestor dos recursos humanos que trabalhe com responsabilidade, deve saber lidar com as diferenças, qualidades e defeitos dos funcionários, e organiza-los da melhor forma possível no intuito de minimizar erros tendendo a perfeição.

O objetivo do trabalho apresentado é analisar os erros cometidos pela organização citada acima e introduzir possíveis soluções e aplicações de técnicas e conhecimentos teóricos adquiridos, afim de evitar erros. Sendo o desenvolvimento do trabalho distribuído em três tópicos:

Desenvolvimento de Pessoas:

Este tópico terá como objetivo apresentar teorias sobre os ganhos positivos de qualificar e desenvolver os funcionários de qualquer empresa que provavelmente minimizariam as chances de erros como o citado acima. Tendo como referencia o livro: Treinamento e desenvolvimento, de Thais Accioly Baccaro.

Qualidade de Vida e Segurança do trabalho:

Aqui, será analisadas técnicas que promovam uma qualidade de vida melhor aos funcionários de organizações a fim de garantir satisfação e segurança para os membros da mesma. Sendo referenciado principalmente a partir do livro: Qualidade de Vida e Segurança do trabalho, de Fabio Henrique Ribeiro.

Gestão de conhecimento e educação corporativa:

Neste tópico será apresentado conteúdos sobre o tema: Educação Corporativa, tendendo a fazer uma analise comparativa sobre o ocorrido com a empresa Pepsico. Tendo como fim, citar possíveis ações a serem desenvolvidas pela empresa para melhorar o desenvolvimento organizacional. Tendo como referencia artigos já publicados sobre outras empresas que promovem alguma ação educativa corporativa, e textos relacionados com o tema encontrados na internet.

2- Desenvolvimento:

2.1- Desenvolvimento de pessoas:

O desenvolvimento de pessoas representa um conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes bem como a aquisição de novas habilidades e conhecimentos. Segundo BACCARO (2009) tem como meta maximizar o desempenho profissional e motivacional do ser humano, melhorando os resultados e consequentemente gerando um bom clima organizacional.

Para BACCARO (2009), o treinamento é um dos recursos do Desenvolvimento de Pessoal. Visa o aperfeiçoamento de desempenhos, aumento da produtividade e das relações interpessoais. Para isso, prepara o potencial humano frente as inovações tecnológicas e as constantes mudanças do mercado de trabalho, sendo o treinamento indispensável para a busca da qualidade total.

Segundo BACCARO (pag. 18. 2009), “Independente do tipo de treinamento, é muito importante definir claramente oque se pretende atingir com ele, ou seja, quais seus objetivos.”

Conforme o artigo apresentado, o problema aconteceu quando um dispositivo de limpeza despejou erroneamente produtos de limpeza em um recipiente pelo qual o produto da empresa passa. Vale ressaltar que em sistemas industriais, deve haver supervisão em todo o processo da indústria, desde chegada da matéria prima, até a embalagem do produto. Por se tratar de um dispositivo automático, provavelmente é necessário conhecimento técnico do processo. Sendo assim seria de grande ganhos para empresa promover ou financiar curso de capacitação especifica na área do dispositivo, afim de evitar erros parecidos.

2.2- Qualidade de Vida e Segurança do trabalho:

O termo “Qualidade de Vida no Trabalho” ou QVT foi cunhado por Louis Davis na década de 1970, quando desenvolviam projeto sobre desempenho de cargos. Foram criados vários conceitos de Qualidade de Vida no Trabalho, mas assimila duas posições antagônicas: de um lado, a reivindicação dos empregados quanto ao bem-estar e satisfação no trabalho, e, de outro, o interesse das organizações quanto aos seus efeitos potenciais sobre a produtividade e qualidade. A Qualidade de Vida no Trabalho tem sido utilizada como indicador das experiências humanas no local de trabalho e do grau de satisfação das pessoas que desempenham o trabalho. A QVT representa em que grau os membros da organização são capazes de satisfazer suas necessidades pessoais através do seu trabalho na organização, pois é necessário satisfazer primeiro seu colaborador para sim, depois satisfazer o cliente externo.

Segundo Ribeiro (2009), um programa de Qualidade de Vida e Segurança do trabalho precisa envolver responsabilidade institucional, responsabilidade social, de comprometimento de dirigentes em todos os níveis hierárquicos, de parcerias Inter setoriais e da participação efetiva de todos os servidores. Assim, atualmente, muitas empresas têm buscado incorporar programas padronizados de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de forma imediatista, sem planejamento estratégico e os devidos investimentos. Dessa forma obtêm resultados contrários aos esperados. Isto se deve ao fato de que não existe um padrão quando se trata de qualidade de vida no trabalho. Cada programa deve ter um direcionamento, uma vez que cada empresa tem a sua especificidade.

A ação mais adequada para garantir a saúde e a segurança dos funcionários desta empresa é promover o treinamento de seus funcionários. Pois segundo Ribeiro (2009) outro fator importante dentre as atividades de promoção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com