TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pepsico Pim

Dissertações: Pepsico Pim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2013  •  2.337 Palavras (10 Páginas)  •  1.883 Visualizações

Página 1 de 10

1.1 Denominação e forma de constituição;

A empresa pesquisada tem como razão social PEPSICO DO BRASIL LTDA., de nome fantasia PEPSICO inscrita no CNPJ sob nº 31.565.104/002-10, localizada na rod presidente dutra, km 219,6 guarulhos Cep: 7034-000 , São Paulo. A multinacional PEPSICO existe em quase todos os países do mundo capitalista, incluindo alguns países socialistas e comunistas. No Brasil, a PepsiCo conta com 19 plantas estrategicamente localizadas em todo o território nacional, mais de 100 filiais de vendas.

1.2 Dados e fatos relevantes da origem da organização;

Em 1898 Caleb Bradham, um farmacêutico americano, cria a fórmula da Pepsi-Cola. Após 55 anos,a Pepsi-Cola chega ao Brasil e inova o mercado brasileiro de bebidas.Ela se une à Fritolay, maior companhia de salty snack dos Estados Unidos e, juntas, formam a companhia PepsiCo.

Em 1974 – Nasce a Elma Chips no Brasil. A PepsiCo compra as duas principais empresas de salty snack do país: a Elma Produtos Alimentícios (de Curitiba) e a American Potato Chips (de São Paulo). Com parte dos nomes de cada uma destas empresas, foi criada a marca que até hoje é líder de mercado e encanta consumidores de todas as idades.

A missão da PepsiCo é ser a principal empresa de produtos de consumo do mundo na área de alimentos e bebidas de conveniência. Almejamos gerar uma boa recompensa financeira para os investidores e oferecer oportunidades de crescimento e enriquecimento aos nossos funcionários, aos nossos parceiros de negócios e às comunidades em que operamos. Em tudo o que fazemos, nos empenhamos para agir com honestidade, justiça e integridade.Sua visão, trata-se de sua responsabilidade em melhorar continuamente os aspectos ambientais, sociais e econômicos das comunidades onde operamos, criando um amanhã melhor que hoje.

1.3 Natureza e ramo de atuação;

É o segundo maior grupo mundial do mercado de alimentação e bebidas. A empresa oferece opções de produtos que vão de encontro aos diversos tipos de preferências e necessidades – desde os chamados “snacks” até produtos que prezam a saúde e o bem estar.

1.4 Informações sobre o porte da empresa;

A PepsiCo oferece o maior “portfólio” mundial de marcas de alimentos e bebidas, que inclui 19 diferentes linhas de produto que geram anualmente mais de US$1bilhão de vendas no varejo cada.

1.5 Descrição dos principais produtos e/ou serviços;

Atua no mercado por meio de marcas preferidas e líderes de mercado como Quaker (cereais), Toddy e Toddynho (achocolatados), Coqueiro (pescados), Elma Chips e Lucky (snacks), Gatorade e Propel (bebidas esportivas), Lipton (chá pronto, em parceria com a Unilever), Kero Coco e Trop Coco (água de coco), H2OH!, Frutzzz e Pepsi-Cola (bebidas com gás).

1.6 Principais mercados e, nos ramos de atuação, principais segmentos desses mercados onde se encontram os clientes alvo;

A segmentação de mercado é geralmente marcada pela demografia, geografia e variáveis socioeconômicas. A PepsiCo oferece uma enorme variedade de bebidas e snacks, entrerefrigerantes, chás e cafés prontos a beber, entre outros. Estes produtos são comercializadossob marcas como Pepsi, Doritos ou Oats. Esta diferenciação de produtos é importante para asegmentação de mercado já que pretende atrair diferentes grupos de consumidores.

As campanhas publicitárias da Pepsi em relação à sua indústria de refrigerantes, é orientada para pessoas entre 18 e 29 anos. No entanto, a PepsiCo tem-se focado no mercado adolescente (principalmente nos EUA) desde a década de 1990 (conseguindo assim aumentaressa faixa etária para 14-29 anos). A maioria dos consumidores das bebidas carbonatadas são pessoas jovens e de meia-idade.

1.7 O segmento de mercado da empresa no âmbito internacional;

A Pepsi tem maior poder de mercado na Ásia, principalmente no Paquistão. Em termos demográficos é principalmente para pessoas da classe média ou alta. É consumido em festas,ou em ocasiões do dia-a-dia. É considerada ter mais qualidade e sabor e ser uma marca leal ás preferências dos seus clientes.

1.8 O segmento de mercado da empresa no âmbito nacional: como surgiu o negócio no Brasil e como vem sendo a sua evolução até os dias atuais;

A história de sucesso da PepsiCo no Brasil se confunde com a história de crescimento e desenvolvimento do próprio país nos últimos 60 anos,portanto,presente desde 1953 no território nacional.Seu desenvolvimento se dá devido a 19 plantas estrategicamente localizadas em todo o território nacional, com mais de 100 filiais de vendas e com o trabalho de doze mil funcionários,possibilitando que suas bebidas sejam encontradas hoje em mais de um milhão de pontos de venda.

1.9 Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um.

• A Pepsi é o segundo refrigerante mais vendido no mundo, perdendo para sua principal concorrente: Coca-Cola. Atualmente ambas mudaram suas formulas, por causa dos riscos de câncer que seus produtos têm e não querendo colocar essa informação nos rótulos

• Toddy, que significa “bebida quente e adocicada”, foi o primeiro achocolatado em pó do mercado brasileiro, e mesmo 76 anos depois de sua criação continua inovando seus sabores, embalagens e propagandas. Mas não foi o suficiente, o Nescau é o segundo mais consumido no mundo e o primeiro no Brasil.

• Conhecida pelos patrocínios esportivos, a Gatorade é distribuída por mais de 80 países, participando de mais de 80% do mercado mundial, ganhando dos outros dois produtos da marca Coca-Cola: Powerade e i9. No ano de 2009 a Gatorade fez uma mudança em sua embalagem e logotipo (um “G” com um pequeno raio), isso fez com que houvesse uma queda em sua venda.

• Após o sucesso do Toddy, a PepsiCo criou o primeiro leite aromatizado sabor chocolate em caixinha pronto para beber do Brasil. Após alguns anos a Nestlé criou o Nescau pronto e atualmente está na liderança de vendas.

• Mágico,este achocolatado em pó foi criado na intenção de ter um produto com a qualidade PepsiCo e que pessoas de baixa renda possa consumir. Atualmente Mágico é o mais vendido, seguido do Muky e Da Barra.(concorrentes)

• Em 2003 a Unilever, sua detentora, fez parte de um Join-venture com a PepsiCo para gerenciar a marca em vários países e assim a tornando líder mundial em chás. Já no Brasil é diferente, o Leão Ice Tea é a marca mais procurada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com