TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento De Pessoas Na Pepsico

Dissertações: Desenvolvimento De Pessoas Na Pepsico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi produzido com o objetivo de analisar o caso ocorrido com a empresa PepsiCo, mais especificamente com o produto Toddynho. Será realizado um estudo em torno do artigo publicado em novembro de 2011, pela Folha de São Paulo, no qual nos relata que o produto Toddynho tinha PH parecido com o de soda cáustica.

Através de pesquisas iremos nos aprofundar no estudo, a fim de entender o que aconteceu, como e porque aconteceu. Tendo essas informações, iremos apresentar à empresa PepsiCo uma sugestão a fim de evitar que esse caso ocorra novamente.

2 DESENVOLVIMENTO

Diante do artigo apresentado “TODDYNHO TINHA PH PARECIDO COM O DE SODA CAUSTICA, AFIRMA LAUDO”, iremos analisa-lo e discuti-lo em 3 etapas, Desenvolvimento de Pessoas, Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho e Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa.

2.1 DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

O Treinamento e o Desenvolvimento tem aspecto fundamental na evolução dos paradigmas, pois desde o início do sistema de fábricas já se constatavam inabilidades dos trabalhadores, o que influenciava a eficácia da produção (CHERNS, 1982 apud MALVEZZI, 1999). Portanto, a atenção das fábricas concentrou-se em treinamentos voltados para a habilitação profissional, sendo um treinamento sistematizado e racional. O objetivo era garantir a atualização dos trabalhadores em suas atividades, a fim de que diminuíssem seus erros, ampliando suas capacidades para realizar outras tarefas.

Explicando que para entendermos as práticas de Treinamento e Desenvolvimento utilizadas na atualidade, precisamos entender como eram vistas antigamente.

De acordo com Chiavenato (2004, p.339) treinamento “é o processo de desenvolver qualidades nos recursos humanos para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos objetivos organizacionais”.

A aplicação de um programa de Treinamento e Desenvolvimento, poderia ter ajudado a empresa PepsiCo a ter evitado essa situação. Para analisar se a empresa necessita de treinamento e que tipo de treinamento deveria ser aplicada à ela, a empresa de realizar uma análise da empresa como um todo, a análise das tarefas e a análise das pessoas.

Para fazer o levantamento das necessidades de treinamento, podemos utilizar a avaliação de desempenho, a observação dos funcionários, a aplicação de questionários, a sugestão de supervisores ou gerentes por meio de entrevistas, reuniões interdepartamentais, entrevista de desligamento, análise e descrição de cargos, relatórios periódicos da empresa ou de produção. Estas ferramentas poderão auxiliar, identificando qual área está deficitária e necessitando de treinamento.

Como o fato ocorrido na PepsiCo deu-se na área de produção, o treinamento específico sugerido para essa área seria o treinamento on the job, e a dinâmica aplicada seriam os jogos de empresa. O treinamento on the job, é frequentemente utilizado para cargos não gerenciais, e possui a vantagem de permitir experiências práticas sob as condições do trabalho e propiciar a construção de relacionamentos entre os funcionários (BOHLANDER; SNELL; SHERMAN, 2003). As variações desse tipo de treinamento englobam o treinamento introdutório, a rotação de cargos, e os programas de estágio e trainee (ROBBINS, 2005). Quando implantamos um programa com base nos jogos de empresa, o facilitador não tem necessidade de apresentar conceitos e informações sobre ‘como deve ser feito’. O próprio grupo constrói sua aprendizagem a partir da análise do desempenho, da auto-avaliação e do feedback entre os jogadores. Assim, o compromisso com resultados e mudanças é estabelecido naturalmente.

Uma empresa que possui funcionários comprometidos, tem a sua diferença nos resultados alcançados, é importante estimular esse comprometimento o tempo todo, fazendo com que todos cresçam constantemente.

2.2 QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA NO TRABALHO

A empresa Pepsico oferece aos seus funcionários com um pacote chamado “Recompensas Totais” para melhorar a qualidade de vida dos mesmos. O pacote engloba o salário, plano de saúde, programas de bem-estar, planos de aposentadoria e outros benefícios, ou seja, oferece aos seus funcionários uma cesta bem completa de benefícios para garantir a qualidade de vida dentro e fora da organização, inclusive de seus familiares. O fato de implantar um programa de treinamento, e proporcionar isso aos seus funcionários, gera conhecimento e consequentemente, mais qualidade de vida.

Para evitar que fatos como esse, ocorram novamente a empresa pode adotar uma inspeção de segurança diária, por mais que a empresa adquira novos maquinários, não estará livre de acidentes, e para auxilia-la nesse sentido, uma inspeção de segurança diária seria de extrema importância, porque, é uma fonte de informação qua auxilia na determinação de medidas que previnem acidentes, e devem ser aplicadas em toda a extensão para proporcionar resultados compensadores.

A inspeção de segurança nada mais é que a procura de riscos existentes no ambiente de trabalho, bem como a apresentação de medidas para controla-los ou neutraliza-los. Dependendo do grau de profundidade exigido, a inspeção de segurança envolve não só os elementos de Segurança do Trabalho, ou membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, como também todo o corpo de funcionários da empresa.

Ou seja, mais uma vez, exige-se o comprometimento de todos com a empresa e os seus resultados.

2.3 GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Educação Corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização.

Educação Corporativa consiste em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo “institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais” (QUARTIERO & CERNY, 2005, p.24).

O crescimento das universidades corporativas no Brasil evidencia a aposta de grandes empresas como a AmBev, Accor e Santander Banespa nesse modo de formação que oferece treinamento contínuo e integrado com os negócios para executivos. A AmBev, por ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com