TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERÍODO DE DESEMPENHO, DURAÇÃO E DIA DAS ETAPAS DE ATIVIDADE

Trabalho acadêmico: PERÍODO DE DESEMPENHO, DURAÇÃO E DIA DAS ETAPAS DE ATIVIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB

NÚCLEO DE ESTÁGIO

MANUAL DE ESTÁGIO

Ribeirão Preto

2012

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO.....................................................................................

2. INTRODUÇÃO...........................................................................................

3. TIPOS DE ESTÁGIO.................................................................................

4. ÉPOCA DE REALIZAÇÃO, DURAÇÃO E JORNADA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO.........................................................................

5. PROCEDIMENTOS PARA OBTENÇÃO E MATRÍCULA NO ESTÁGIO..........................................................................................................

6. CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS..............................

7. ACOMPANHAMENTO E APROVAÇÃO DO ESTÁGIO.....................

8. COORDENAÇÃO, ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO............................

9.ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO..........................................................................................................

10.DOCUMENTOS PARA O PROGRAMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO........................................................................................

2

2

3

4

4

5

6

6

8

11

1. APRESENTAÇÃO

O estágio é parte indissociável da formação acadêmica, e trata-se da exteriorização do aprendizado fora dos limites da sala de aula que irá se desenvolver junto às empresas públicas e privadas. Ocorre neste momento a troca de experiência fazendo com que o futuro profissional torne-se mais preparado para atuar em diferentes áreas relacionadas à sua formação acadêmica.

Constitui, certamente, importante instrumento de integração entre teoria, prática e formação profissional, regulamentado pela Lei do Estágio 11.788, de 25 de Setembro de 2008.

A Pró-reitoria Acadêmica com este manual pretende de modo simples e direto, orientar os discentes desde a obtenção do estágio obrigatório e não obrigatório, matrícula, podendo contribuir efetivamente até a elaboração do relatório final. O Núcleo de Estágio se propõe a fornecer outras informações que poderão complementar às apresentadas neste guia.

2. INTRODUÇÃO

O estágio é uma forma importante de intercâmbio entre a universidade e a empresa. Ele apresenta-se como uma oportunidade para que o discente possa aplicar seus conhecimentos acadêmicos, aprimorando-os e qualificando-se para o exercício profissional. Poderá ser realizado em locais que tenham condições de proporcionar experiência prática na linha de formação, devendo o acadêmico para esse fim, ter cursado disciplinas que lhe ofereçam subsídios teóricos relacionados com a área que deseja estagiar. Os estágios devem propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem, portanto devem ser planejados, executados, acompanhados e avaliados em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares, a fim de se constituírem em instrumentos de integração, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano.

Ao mesmo tempo, o retorno de informações propiciadas pelo acadêmico o centro universitário permite aos profissionais de ensino o acesso a novos conhecimentos e torna os cursos mais eficazes na sua própria adequação à realidade de mercado.

De modo complementar, além da aplicação dos conteúdos teóricos e do exercício da prática, que integram as atividades do estágio e são imprescindíveis à formação do acadêmico, esse é o momento em que se viabiliza o contato do discente com profissionais já formados em empresas que necessitam de seus conhecimentos e no mercado de trabalho que irá recebê-lo.

Espera-se que o discente faça do estágio uma oportunidade para o seu engrandecimento, e também para a divulgação da qualidade e do potencial dos profissionais formados pelo Centro Universitário UNISEB.

3. TIPOS DE ESTÁGIO

O estágio poderá ser obrigatório (curricular) ou não obrigatório (extracurricular), conforme determinação das diretrizes curriculares e projeto pedagógico do curso.

- Estágio Obrigatório: possui carga horária definida e está incluso na Matriz Curricular. Constitui parte prática da etapa escolar, de caráter técnico, social, cultural e comportamental, que orienta e permite ao estudante a aplicação dos conhecimentos teóricos, por meio da vivência em ambientes e processos de trabalho em situações reais do exercício da futura profissão;

- Estágio Não Obrigatório: de caráter opcional. Constitui oportunidade para que o futuro profissional adquira novas experiências no mercado de trabalho e complementação da formação profissional, pode possibilitar o acesso ao mercado de trabalho sem vínculo empregatício, mas com remuneração.

Observação: As atividades de extensão, de monitorias e de iniciação científica somente poderão ser equiparadas ao estágio em caso de previsão no projeto pedagógico do curso.

4. ÉPOCA DE REALIZAÇÃO, DURAÇÃO E JORNADA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

O discente pode realizar estágio tanto em períodos letivos, desde que em horários não conflitantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com