TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA 07 - REDAÇÃO JURIDICA

Trabalho Escolar: PLANO DE AULA 07 - REDAÇÃO JURIDICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA 07 – REDAÇÃO JURIDICA

ELEMENTO DA NARRATIVA JURÍDICA

INFORMAÇÃO RETIRADA DO TEXTO (CONTEXTUALIZAÇÃO DO REAL)

PARAGRAFO ARGUMENTATIVO QUE TOME POR BASE A INFORMAÇÃO SELECIONADA

Característica moral do marido

Marcelo compartilhava com uma desconhecida detalhes de sua vida sexual com a esposa.

Se a traição, por si só já causa abalo psicológico ao cônjuge traído, a honra subjetiva da autora foi muito mais agredida ao saber que seu marido, além de traí-la (inobservância do dever conjugal de fidelidade) violou a confiança da esposa quando teceu comentários difamatórios com sua amante quanto à sua vida intima.

Traição e desmembramento familiar

Após 10 anos de casamento, Camila encontrou uma serie de e-mails comprometedores, armazenados pelo marido no computador da família... Descobriu que quase diariamente, seu marido trocava mensagens de natureza erótica com outra mulher.

O casamento é uma sociedade formada entre duas pessoas de sexo diferente que concordam em se unir pelos laços de amor e afetividade. Em nossa cultura monogâmica, preponderam os deveres de fidelidade recíproca, respeito, coabitação com o cônjuge amado, bem como todos os preceitos culturais, morais e religiosos que fundamentam o casamento. No entanto, nesta nossa sociedade contemporânea, o matrimônio e a entidade familiar vêm sofrendo alterações no seu conceito tradicional. A mídia, como mecanismo condutor de informação à população, apresenta, através da televisão e rádio, um modelo de sociedade colidente com os princípios religiosos e morais inerentes ao casamento. Com isso incute na cabeça das pessoas conceitos e opiniões que geram nos casamentos crises amorosas e sentimentais cada vez mais frequentes. Essa influência vem contribuindo para destruir o amor dos cônjuges prematuramente, levando à separação e ao divórcio cada vez mais cedo.

Inviolabilidade à intimidade e à vida privada, a honra e a imagem das pessoas.

Marcelo fazia comentários jocosos sobre o desempenho sexual de sua esposa, afirmando que ela seria uma mulher fria.

A Constituição Federal de 1988, em seu art. 5º, X, assegura a inviolabilidade à intimidade e à vida privada, a honra e a imagem das pessoas, garantindo o direito à indenização por dano material e moral decorrente da violação a esse direito. Por sua vez, o novo Código Civil estabelece em seu art. 186: “Aquele que, por omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito ou causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito”. Portanto fica obrigado a ressarcir o dano decorrente do seu ato. Atualmente, alguns doutrinadores renomados entendem que o cônjuge responsável pela separação tem obrigação de indenizar o consorte atingido pela dor, vergonha, sofrimento ou desespero causado pelo parceiro.

Separação e/ou divorcio do casal

Por conta deste fato, (elencado no caso concreto) Camila se separou de Marcelo.

Não podemos negar que todo casamento teve ou tem suas crises

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com