TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA CONTEÚDOS E MÉTODOS

Artigo: PLANO DE AULA CONTEÚDOS E MÉTODOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 6

MARIA LIDUINA ALVES FEIJÓ

CIÊNCIAS CONTEÚDOS E MÉTODOS

Fortaleza/Ce.

2013

MARIA LIDUINA ALVES FEIJÓ

CIÊNCIAS CONTEÚDOS E MÉTODOS

Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia da Faculdade

Ateneu, relacionado à disciplina Ciências Conteúdos e Mé -

todos, ministrada pelo professor José Deusimar Rodrigues.

Fortaleza/Ce.

2013

INTRODUÇÃO

Através de uma apresentação de uma experiência onde macacos tinham como objetivo alcançar bananas, onde estas se encontravam em cima de uma escada, os mesmo teriam que pegá-las sem poder utilizar a escala, pois ao tocar na escala os mesmos eram punidos com um banho de água fria. Teremos de elaborar um plano de aula onde vamos aplicar uma metodologia pedagógica para melhor aprendizado dos nossos discentes.

OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo a elaboração de um plano de aula, sendo aplicada uma metodologia de incentivo e estimulo para os alunos da disciplina de ciências onde os mesmo realmente atinjam o objetivo da aprendizagem.

1 – Sendo você o professor dos macacos que estratégia criaria para esclarecê-los quanto ao erro que estavam institucionalizados?

R. Penso eu que a Pedagogia Tradicional no sentido da punição, estava sendo aplicada aos macacos, pois notamos que os macacos antigos eram a verso aos novatos sem dar-lhes a oportunidade de tentativas e sem qualquer explicação.

Entrando com a Pedagogia Construtivista. Inspirado nas ideias do suíço Jean Piaget (1896- 1980), o método que estimula o senso crítico, procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a participar ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos e principalmente sem uma punição. A partir de sua ação, vai estabelecendo as propriedades dos objetos e construindo as características para um melhor resultado.

2 – Não levando em consideração o fato de os macacos serem irracionais, aponte os erros no plano de aula deles.

R. O primeiro erro penso eu é a falta de estratégia e motivação no plano de aula, o castigo, ausência de explicações, a falta de parceria do grupo.

3 – Tem um foco provocador das agressões em sala de aula. Qual?

E como você, agente da educação eficiente, levaria seus meninos a superar tal desafio?

R. Sim, o medo das punições. O primeiro método na Lei de Aprendizagem é a repetição, a responsabilidade partilhada tem como objetivo de educar uma criança é ajuda-la a desenvolver-se para ser melhor com pessoa. O aprendiz, para relacionar-se bem com seus pares e com os adultos com quem convive, precisa ser educado para isso. Não é uma aprendizagem espontânea. Ela necessita de bons exemplos e orientação coerente.

4 – Construa um plano de aula inserindo nele a estratégia metodologia para tornar a sala de aula dos meninos macacos, possível ao alcance do objetivo (bananas).

PLANO DE AULA

DISCIPLINA CIÊNCIAS

JUSTIFICATIVA Este plano de aula tem a finalidade de proporcionar a aprendizagem conceituar e reconhecer de uma forma interessante e criativa para os educandos, sendo este um plano de aula que contará com a participação e interação do público alvo a ser aplicado. Visando sempre em um ensino de ciências naturais que a criança consiga entender e vivenciar o mundo, pois este deve ser vivenciado por ela. Para que só assim tenha um significado a atribuir as aprendizagens conhecidas e descobertas dentro de uma sala de aula ou em qualquer outro espaço educacional como sua casa.

OBJETIVO Proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa reconhecendo a importância da pesquisa, por meio de propostas pedagógicas interativas, para que assim consigam desenvolver seus aspectos cognitivos junto as trocas de experiências realizadas com grupo.

A professora perguntará aos alunos:

Quem pode me disser se o carro é um ser vivo?

PROBLEMATIZAÇÃO Em seguida novos questionamentos deverá ser feitos aos alunos.

Por que o carro não é um ser vivo?

Alguém já teve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com