TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS

Por:   •  19/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

PORTFÓLIO RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Faculdade ENIAC para a disciplina Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.

Brasilândia de Minas - MG 2018

Respostas ............................................................................................................. 1. Em que consiste o Direito Coletivo do Trabalho ? É o campo do Direito que estuda os princípios, as normas, os conflitos e as soluções das controvérsias existentes nas relações entre instituições coletivas de empregados e empregadores. Os interesses relacionados nesses casos são para um determinado grupo social. Os direitos coletivos são: direito de greve, organização sindical, convenção coletiva e representação dos trabalhadores na empresa.

2. Qual a diferença entre Convenção Coletiva e Acordo Coletivo? De acordo com a CLT a convenção coletiva é o acordo de caráter normativo (obrigatório) pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho. (CLT, artigo 611, “caput”). Já o acordo coletivo é o pacto (acordo) realizados entre uma ou mais empresas com o sindicato da categoria profissional, em que são estabelecidas condições de trabalho, aplicáveis a essas empresas. (CLT, artigo 611, § 1º) A diferença entre Convenção e Acordo Coletivo de Trabalho está nos sujeitos envolvidos, o acordo coletivo é feito entre uma ou mais empresas e o sindicato da categoria profissional; já a convenção coletiva é feita entre o sindicato da categoria profissional de um lado e o sindicato da categoria econômica do outro.

3. O que é sindicato? De que espécies podem ser os sindicatos? Fundamente. O sindicato é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista. Por exemplo, existem sindicatos de trabalhadores (carteiros, metalúrgicos, professores, médicos, etc) e também de empresários

(conhecidos como sindicatos patronais). Os sindicatos podem ser de empregados e de empregadores, segundo seus associados sejam, respectivamente, da mesma profissão (sindicatos de determinada categoria profissional) ou empregadores do mesmo ramo de atividade.

4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com