TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO INDIVIDUAL

Casos: PORTIFÓLIO INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Funções Administrativas – Conceitos e evolução 4

2.1.1 Patrimônio – 5

2.1.1.1 Fontes de recursos – 5

2.1.1.1.1 Análise de mercado – 6

2.1.1.1.1.1 Demanda, oferta e equilíbrio de mercado – 6

2.1.1.1.1.1.1 Estruturas de mercado – 6

2.1.1.1.1.1.1.1 Contabilidade social – 7

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 8

3.1 GRÁFICO EQUILÍBRIO DE MERCADO 8

3.2 GRÁFICO LEI DA DEMANDA 8

3.3 GRÁFICO RELAÇÃO ENTRE FUNÇÃO DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 9

4 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Com o desenvolvimento do texto a seguir, vamos explanar o universo empresarial como um todo, suas variáveis, os desafios a serem enfrentados e suas estratégias de sobrevivência em meio à competitividade num mercado cada vez mais exigente e com um avanço tecnológico que deve ser explorado e acompanhado. Para tanto vamos compreender a evolução das teorias administrativas e conceitos contábeis, que estão presentes no cotidiano das empresas, para auxiliar nas decisões que vão determinar a permanência e sucesso do negócio vigente.

2 DESENVOLVIMENTO

A globalização, o avanço tecnológico e a competitividade cada vez mais latente no mundo dos negócios, reforçou o entendimento de que a atividade empresarial não pode ser mais vista como uma atividade empírica, ou seja, por meio de tentativas e erros. Pois este ponto de vista sustenta os índices de falência empresarial, realizados por conceituadas entidades, tais como o SEBRAE.

Dada à situação, o conhecimento de administração e a participação enfática da contabilidade (sendo que a contribuição desta, não se dá somente com relatórios e informações, mas também em incentivar a responsabilidade social), se tornaram fundamentais para determinar o progresso de qualquer empresa.

“Não existe nada rígido ou absoluto quando se trata de problemas de Administração.

A empresa deve ser tratada como um todo, isto é, globalmente.” Henry Faiol

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS – CONCEITOS E EVOLUÇÃO

Desde os primórdios da raça humana, observa-se o uso, mesmo que rudemente, da administração. Passando por filósofos, tais como: Sócrates em indagações com Nicomáchides, em que o mesmo destaca a habilidade pessoal para uma administração eficaz, Platão separando as formas de governo em monarquia, aristocracia e democracia, Francis Bacon, René descartes, entre outros, e por fim as teorias clássica e científica. Cada uma delas contribuiu para estabelecer a Administração como Ciência.

Administração é a ciência de coordenar todos os recursos, sejam materiais ou humanos, para alcançar objetivos pré-estabelecidos, de maneira eficaz, eficiente e efetiva. De forma breve e clara, estas são as funções administrativas e sua evolução, com o passar dos anos:

• Planejamento - Determinar claramente quais são os alvos e o caminho a ser percorrido, para alcançar os mesmos;

• Organização - Reunir e organizar todos os recursos necessários e ao alcance;

• Direção – Maneira pela qual os recursos serão guiados e influenciados, de acordo com o esperado;

• Controle – Garantir que todas as atividades sejam executadas da maneira correta para que o objetivo planejado seja alcançado.

Os estudos e conclusões de Fayol complementaram os argumentos e teses sustentados por Taylor, com algumas divergências, quanto à estrutura da administração de uma empresa.

2.1.1 PATRIMÔNIO – Conceitos

Já é sabido que o patrimônio é o objeto de estudo da contabilidade, mas como conceituar algo tão vasto e precioso? Para responder à tal indagação, citaremos as conclusões de 03 autores renomados na área.

Segundo Padoveze, patrimônio é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém (Padoveze. 2000, p. 36);

Conforme o professor Marion, é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade (Marion, José Carlos, p. 24);

Por fim o professor Pedro A. Silva, afirma que o patrimônio engloba o conjunto de bens de uma entidade e/ou pessoa.

2.1.1.1 FONTES DE RECURSOS

Em termos gerais, capital significa recursos. Com os quais se constitui uma empresa, sendo que podem ser capital social e de terceiros.

a) Capital social: representa o valor (recursos financeiros e materiais) investido pelos sócios no negócio, seja na criação do mesmo, ou no decorrer de vida útil da empresa ;

b) Capital de terceiros: representa recursos originários de terceiros para a aquisição de bens para a empresa. Como por exemplo:

empréstimos, financiamentos, títulos de créditos, entre outros, que constituem o passivo exigível.

2.1.1.1.1 ANÁLISE DE MERCADO

Consiste em analisar a maneira como o negócio vai se concretizar no mercado, considerando os consumidores, concorrentes e fornecedores. Geralmente dar-se-á pela coleta de informações, por visitas à concorrência para conhecer pontos fortes e fracos, estratégias e inovações, ouvir reclamações de clientes, por pesquisas de hábitos e atitudes, de qualidade, por experimentação de amostras, etc.

Se realizada da maneira correta, trará informações relevantes desde à criação de produtos, melhora na qualidade, inovação em ações de marketing e investimentos dentre outros. O que sem sombra de dúvidas, torna-se numa estratégia para determinar a posição de liderança de uma empresa.

2.1.1.1.1.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com