TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POS CASTELINHO

Monografias: POS CASTELINHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2014  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE SALESIANA – MARIA AUXILIADORA

CURSO – MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: Marketing Interno - Endomarketing

Professor: Almir Tabajara

Aluno: André Luiz de Almeida Albuquerque

Olair Jacintho de Paula

Macaé/Rio de janeiro

ESTRATÉGIAS DE ENDOMARKETING

• ANÁLISE PRELIMINAR DA SITUAÇÃO ATUAL

A situação proposta no estudo de caso em questão refere-se muito mais a realidade de empresas nacionais. A escassez de cessão de equipamentos como Sondas de Perfuração – em sua grande maioria internacional, deixa a Petrobras a mercê das empresas que ofertam tais serviços. Estas ditam as regras do mercado de serviços, cessão de mão-de-obra e aquisição de materiais de uso e consumo, haja vista, o forte poder de negociação junto a fornecedores e a acessibilidade de recursos como a REPETRO, que viabiliza eficazmente a importação de equipamentos com baixo custo, onde findo contrato, estes são devolvidos ao exterior.

• ENTENDIMENTO, PROPOSTAS E SUGESTÕES.

Nosso entendimento, é que a empresa considera uma opção, a extinção – ainda que gradativa, das atividades operacionais no Brasil, cujas medidas propostas vão: desde a redução de investimentos a renegociação com a Contratante (Petrobras), além da tentativa de manter o quadro de executivos e de sua mão-de-obra qualificada, migrando-os para outras filiais e contratos em outros países que atua.

A redução/eliminação dos investimentos em treinamentos consiste em perigosa medida, que poderá resultar em algumas situações, a saber:

• Risco de acidentes de trabalho – Face à necessidade de revalidação dos cursos contratuais, cuja manutenção destes, mantem a força de trabalho devidamente qualificada, gerando muitos prejuízos, inclusive na esfera previdenciária, como o aumento da alíquota RAT e futuras ações trabalhistas;

• Evasão da força de trabalho para a concorrência – Vale lembrar que há concorrentes que priorizam e investem na capacitação de seu pessoal, onde a depender da relação de parceria estabelecida entre a empresa e a instituição escolhida para ministrar os cursos, toda logística de alimentação, hospedagem e traslado já estão devidamente incluídos no pacote negociado.

Treinamento e qualificação no ramo petrolífero constituem insumos básicos a manutenção e bom andamento da atividade, e o corte e/ou redução dos mesmos, é extremamente prejudicial à empresa a médio e longo prazo.

A opção de contratação do pessoal já com os cursos contratuais é uma opção para redução de custos a curto prazo, no entanto, dá ao empregado, a liberdade de expor ao mercado toda sua qualificação e a consequente procura e assédio da concorrência. O investimento em treinamentos por parte da empresa, não só propicia a valorização do colaborador, más também, amplia seu nível de comprometimento junto à empresa, devendo-se considerar critério no momento do recrutamento e seleção, e objetivando a preservação da empresa, a elaboração de contrato de compromisso que prevê o devido desconto na rescisão do empregado dos valores custeados pela empresa para o(s) treinamento(s) do mesmo, em caso de solicitação de demissão para ser alocado no quadro de funcionários do concorrente.

Propomos reduções de despesas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com