TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Exames: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6

2. MACROECONOMIA E MICROECONOMIA

Na atualidade a economia tem como principal conceito o fato de ser considerada a “Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.” Ela propõe soluções para as mais diversas dificuldades vigentes a sua época e no contexto que esta inserida. Esta por sua vez é dividida em dois pontos de vista, a microeconomia e macroeconomia. Devido a relevância da economia para os mais variados setores sociais, notícias informando sobre as oscilações econômicas tomam conta dos mais variados veículos de comunicação como noticiários de TV, jornais e internet.

A microeconomia analisa a interação dos agentes econômicos no mercado, adotando o princípio organizador do comportamento racional da pessoa, definindo de forma restrita a otimização das escolhas, que é realizada por cada individuo para alcançar os seus objetivos almejados. Este tem uma visão reducionista, reduz até alcançar o nível de um individuo. E agrega a soma do comportamento dos indivíduos para explicação dos movimentos sociais como um todo. É vista como pequenas unidades econômicas, como empresas e consumidores submetidos a frequentes mudanças. A macroeconomia possui um modelo fundamentado no modelo na microeconomia, esse modelo permite a compreensão do papel da política monetária possibilitando detectar possíveis fontes de instabilidade.

O ciclo econômico se alterna em época de resseção e de aquecimento. Uma das variáveis centrais dessa variação é a inflação, a taxa de juros e as taxas de câmbio.

Entende-se por Inflação o nível de atividade econômica, medido pelo produto real da economia. E se caracteriza pela alta generalizada e constante dos preços e da economia. Existem dois medidores fundamentais de inflação o Índice Geral de Preços (IGP) e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), são os índices mais antigos e abrangente. Sendo o IGP o resultado da composição dos preços e o IPC mostra a mudança de preço no varejo. Um exemplo clássico da inflação ocorreu nos anos 1974 a 1994 no Brasil, a inflação no país tomou grandes proporções e constantes oscilações dos preços no varejo. Afim de solucionar o problema foram criados sete planos, a exemplo dos Plano Cruzado I, Plano Cruzado II, Plano Bresser, Plano Feijão com Arroz, Plano Verão, Plano Collor I. A inflação, pode ainda ser conceituada como aumento geral de preços como conseqüência da queda de valor de mercado ou poder de compra da moeda corrente e pode ainda ser alimentada em razão do aumento real nos salários dos trabalhadores.

A taxa de juros é a relação entre os juros pagos (ou recebidos) no final de um determinado período e o capital inicialmente tomado (ou aplicado) e esta intimamente correlacionada com a taxa de inflação, que por sua vez calcula a taxa baseado no risco agregado no investimento. O conjunto desses fatores é determinante para a taxa de câmbio, que é o preço da moeda estrangeira medida em moeda nacional, ou seja é a relação cambiária que existente entre duas moedas de países distintos, através da qual se estabelece quanto de moeda estrangeira se pode comprar com a mesma quantidade de moeda nacional. Existem duas taxas de câmbio: a realacionada a bens e serviços) e a nominal (relação entre uma moeda e outra estrangeira), a qual é usada nos bancos e nas casas de câmbio.

Como exemplos de notícias veiculadas nos meios de comunição temos o seguinte recorte:

Economia chinesa dá sinais de retomada

Em agosto, produção industrial do gigante asiático atingiu maior nível em 17 meses e vendas no varejo registraram melhor desempenho do ano

11 de setembro de 2013 | 2h 10

Disponível em http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,economia-chinesa-da-sinais-de-retomada-,1073468,0.htm.

3. MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

Os métodos quantitativos baseiam-se em três colunas: Medidas Descritivas, Números-Índices e Deflação de dados. As medidas descritivas dividem-se em Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão e Técnicas de Amostragem Probabilística.

As medidas descritivas exibem um conjunto de dados de forma organizada e sucinta, utilizando a estatística.

As medidas de tendência central, lidam com dados numéricos e observam as tendências desses conglomerados em torno de um valor central, utilizando as ferramentas de média, de moda e de mediana.

Já as medidas de dispersão tem a função de descrever os dados quando se referem ao grau de afastamento dos valores em relação ao valor central. Este por sua vez é classificado em heterogêneo e homogêneo, utilizando como ferramenta a amplitude, o desvio padrão, o desvio médio e a variância.

As técnicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com