TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL PARTINDO DO ARTIGO Indicadores Sociais: Um Imperativo No Cotidiano Dos Assistentes Sociais Atuantes No Processo De Gestão.

Dissertações: PRODUÇÃO TEXTUAL PARTINDO DO ARTIGO Indicadores Sociais: Um Imperativo No Cotidiano Dos Assistentes Sociais Atuantes No Processo De Gestão.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ............................................................................................ 3

1 OBJETIVOS E METODOLOGIA UTILIZADOS PELA AUTORA.......... 3

2 ANÁLISE DO ARTIGO

2.1 TIPOS DE GRÁFICOS UTILIZADOS NO ARTIGO E SUA IMPORTÂNCIA ...........................................................................................

4

2.2 ANÁLISE DAS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DO GRÁFICO III....... 5

2.3 IMPORTANCIA DA ESTATÍSTICA E DOS INDICADORES PARA O SERVIÇO SOCIAL.......................................................................................

5

3 PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL NOS PROGRAMAS E POLÍTICAS APRESENTADAS.......................................

6

4 PROPOSIÇÃO DO USO DA COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA DIANTE DA REALIDADE APRESENTADA PELO ARTIGO.......................................................................................................

6

CONCLUSÃO ............................................................................................. 7

REFERÊNCIAS .......................................................................................... 9

INTRODUÇÃO

O trabalho proposto dispõe da realização da intertextualidade entre as disciplinas estudadas nesta etapa semifinal do curso, com a finalidade de assimilar e expor o que foi compreendido, proporcionando a oportunidade avaliar o nível de enraizamento dos conceitos e teorias mais importante para exercício da profissão.

O artigo analisado permite a visualização da aplicação da estatística dentro dos indicadores sociais, e a conceituação do próprio como essência para o serviço social, mostra o também o desafio que é utilizá-lo após a formação acadêmica, e conscientiza os futuros profissionais atuantes no processo de gestão da importância de conhecer sobre o tema para exercer seu serviço como eficiência no mercado de trabalho.

1 OBJETIVOS E METODOLOGIAS UTILIZADOS PELA AUTORA

À medida que os indicadores sociais se revestem de vital importância para a análise de momento e da realidade social de determinado polo geográfico específico, logo este se torna alvo de aplicação de políticas públicas selecionadas e implantadas baseadas nos indicadores sociais anteriores e com controle de resultados daquelas através de indicadores sociais, desta vez, posteriores à aplicação das políticas públicas escolhidas pelos gestores sociais.

Destarte, a autora tece o artigo com o objetivo expresso de verificação quanto à atuação dos assistentes sociais serem ou não assentada nos indicadores sociais dos locais alcançados pelos projetos sociais desenvolvidos. Ademais, a autora acredita ter os indicadores sociais papel de alicerce primordial para que as atividades sociais desenvolvidas pelos assistentes sociais sejam eficientes e que atinjam os objetivos previamente estipulados.

Nesse sentido, a metodologia utilizada para a realização do artigo “Indicadores sociais: um imperativo no cotidiano dos assistentes sociais atuantes no processo de gestão” foi à pesquisa de campo do tipo quantitativa de analise teórico empírico, e a pesquisa bibliográfica. A metodologia é uma palavra derivada de “método” do Latim “methodus” que significa “caminho ou a via para a realização de algo” é meio utilizado para atingir um objeto.

A pesquisa de campo realizada caracteriza-se como quantitativa, pois descreve as características de uma situação, possibilitando numericamente o levantamento hipóteses. As informações foram colhidas através de um questionário estruturado que garantiu a uniformidade de entendimento dos entrevistados (assistentes sociais).

2 ANÁLISE DE ARTIGO

2.1 TIPOS DE GRÁFICOS UTILIZADOS NO ARTIGO E SUA IMPORTÂNCIA

Tendo em vista que a metodologia escolhida e aplicada para a produção do artigo foi a realização de pesquisas, tanto de campo quanto bibliográfica, resultados estatísticos são obtidos e, por consequência de sua natureza sine qua non para a elaboração do artigo, devem ser citados e mostrados ao longo deste.

Para tanto, é de suma importância que os resultados sejam demonstrados da maneira mais limpa e clara possível para o pleno entendimento dos leitores. Logo, a autora opta por fazer uso de gráficos do tipo de análise por terem caráter de dupla utilização. Uma vez que estes são adequados, simultaneamente, à análise de dados e transmissão de informações ligadas a estes.

Para mais, dentre as variadas classificações de gráficos disponíveis para servirem ao artigo, são escolhidos os gráficos dispostos em setores e os gráficos em barras. Os primeiros são utilizados para demonstrar as baixas aceitação e vontade de participarem da pesquisa através da concessão de entrevista. Enquanto os gráficos em barras, tanto horizontais quanto verticais, são empregados para expor as porcentagens relativas a presença dos assuntos gestão social e indicadores sociais na matriz curricular dos entrevistados, a atualização profissional dos mesmos, reconhecimento da importância da utilização de indicadores sociais na atividade profissional de assistente social e o conhecimento, a utilização e a construção dos indicadores sociais.

2.2 ANÁLISE DAS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DO GRÁFICO III

O gráfico III, trata sobre a matriz curricular dos assistentes entrevistados, os dados mostram que 80% dos assistentes entrevistados tiveram a disciplina indicadores sociais em sua graduação, e que 60% tiveram gestão social, apesar dos números serem satisfatórios, na abordagem, os entrevistados comentam que o estudo não foi suficiente para o aprendizado, isso pôde ser observado até mesmo anteriormente, no momento que as pessoas foram questionadas sobre o que seria indicadores sociais e a maioria das respostas foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com