TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância dos indicadores sociais: no processo de gestão como um imperativo no cotidiano dos assistentes sociais.

Por:   •  17/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  1.714 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO......................................................................................................... 04

2. DESENVOLVIMENTO............................................................................................ 05

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................... 09

4. REFERÊNCIAS...................................................................................................... 10

1.INTRODUÇÃO

O trabalho acadêmico consiste na análise descritiva do artigo de Giroto (2014) correspondente a realização de uma pesquisa sobre a importância dos indicadores sociais: no processo de gestão como um imperativo no cotidiano dos assistentes sociais.

A presente análise busca identificar objetivos e a metodologia utilizada na pesquisa, bem como, a descrição visa evidenciar os tipos de gráfico e os principais resultados da pesquisa concernentes a importância dos indicadores sociais frente a construção das políticas sociais e o processo de gestão.

Para tanto, o artigo em questão aponta os indicadores sociais como aspectos imprescindível e relevante para a gestão e, principalmente apresenta como ferramenta operacional de grande valia para os assistentes sociais que atuam no processo de gestão, visto que, os indicadores sociais são compreendidos e defendido no artigo como elemento que auxilia no monitoramento da realidade social, para fins de formulação e reformulação de políticas pública.

Portanto, os indicadores sociais discutido no artigo auxilia ainda no trabalho de planejamento, implementação, execução e avaliação dos programas, projetos no serviço social.

2. DESENVOLVIMENTO

O presente artigo tem como objetivo geral discutir a importância dos indicadores sociais no processo de gestão e, especificamente identificar se os assistentes sociais que atuam em projetos sociais, no município de Presidente Prudente, utilizam os indicadores sociais no processo de gestão.

Para o desenvolvimento da pesquisa a autora Giroto (2014) utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica e de campo, do tipo qualitativo mediante análise teórica empírica a partir do uso da técnica de entrevista não estruturada. Assim, a presente pesquisa resultou em uma análise conceitual e breve histórico da trajetória da gestão social, com ênfase nas discussões acerca da importância dos indicadores sociais, como fenômeno de avanço da democratização da gestão e transparência nos gastos públicos.

Partindo desse princípio a pesquisa revela conceitos à luz dos teóricos que discutem a temática, em que defendem a utilização dos indicadores sociais como elementos imprescindíveis da prática da gestão pública que envolve a atuação do assistente social.

Frente ao exposto, ou seja, na defesa da importância dos indicadores sociais para a execução das políticas públicas o artigo apresenta conceitos de outros autores, os quais afirmam que os indicadores sociais são “instrumentos operacionais para monitoramento da realidade social para fins de formulação e reformulação de políticas públicas” (JANNUZZI, 2004 apud GIROTO, 2014, p. 2).

Neste sentido, Giroto (2014) destaca a grande relevância dos indicadores sociais para a atuação dos assistentes sociais no que se refere a planejamento, execução e avaliação das políticas públicas.

Com ênfase aos indicadores sociais no processo de gestão Giroto (2014) comenta que a gestão social deve ser compreendida como um aspecto amplo e complexo que se impõe uma concepção “filosófica, política e ideológica”, daí que a sua análise requer um entendimento que a sociedade não resulta em relações estáticas e ou neutras, pois, estas certamente têm como base as relações dialéticas que certamente influenciam no contexto social o qual os indicadores revelam as diversidades existentes em cada questão social servindo de substrato para a atuação eficaz do serviço social.

Frente a importância dos indicadores sociais defendidos na pesquisa como elementos indispensáveis ao processo de gestão social, Giroto(2014, p. 5) a partir das concepções de Jannuzzi (2004) conceitua indicador social como

Uma medida, em geral quantitativa dotada de um significado social, utilizado para qualificar, substituir, operacionalizar um conceito social abstrato. É um recurso metodológico que informa algo sobre um aspecto da realidade social, é um instrumento programático operacional para planejamento, execução, monitoramento, avaliação de políticas públicas.

Os conceitos construídos ao longo da pesquisa bibliográfica acerca dos indicadores sociais como responsáveis das políticas públicas serviram de base para a pesquisa de campo a qual teve como informantes da pesquisa 05 cinco assistentes sociais que atuam com crianças, adolescentes e idosos.

Diante disso os resultados da pesquisa são apresentados em gráficos do tipo em setores, também conhecido como gráfico pizza, que são elaborados com base em um circulo, onde cada parte é usada para destacar uma parte do dado em relação ao total. E, este total é representado pelo circulo completo. Então a sua divisão em setores representam cada uma das partes. Estes tipo de gráficos são construídos de forma proporcional aos dados e devem ser empregado utilizando no máximo sete dados, caso contrário, o gráfico carregado de informações dificulta a análise e compreensão

Além disso, a pesquisa utiliza outros gráficos, ou seja, gráficos em barras horizontais e verticais sempre legendados para melhor compreensão da fonte de pesquisa.

Assim, a apresentação de gráficos na pesquisa tem uma grande relevância, pois, busca representar visualmente os dados estatísticos e, através deles podemos fazer análise fieis da realidade pesquisada os quais não podem ser substituídos. Os gráficos devem ter características, como: obedecer uma escala, um sistema de coordenadas, simplicidade, clareza e, principalmente corresponder a veracidade dos dados.

Portanto, os gráficos são de grande importância para o conhecimentos dos dados em relação as suas características, visto que através deles busca-se analisar as informações ocultas resultantes de explicações, como causas e efeitos entre as variáveis envolvidas na construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com