TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO ESTUDANTIL

Dissertações: PROJETO ESTUDANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 7

ESCOLA ESTADUAL ARTUR JOSE DOS PASSOS

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGOGICO

TEMA: CULTURA POPULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

JUNHO DE 2012

Introdução

A escola pode se construir num suporte das relações comunitárias, portanto é necessário a socialização permanente de projetos. É necessário salientar, entre tanto, que como estagiários a proposta é compor uma estratégia de resgate e reconhecimento de brinquedos e brincadeiras como pertencentes á cultura popular, um pouco fora da realidade do cotidiano da criança de hoje.

Justificativa

A necessidade de se trabalhar com projeto é um compromisso por que consideramos que o mesmo é um fator importante para promover a melhoria do processo ensino aprendizagem. O antropólogo Roque Laraia (2004), define cultura como modo de vida de um povo ou nação, constituindo e expressando o seu modo de sentir, pensar e agir, como dimensão fundamental para a presença sustentável da humanidade no planeta, como direito de cidadania, como expressão simbólica. Tendo em vista resgatar as brincadeiras e brinquedos da nossa cultura popular, que hoje esta sendo deixado de lado pelas crianças, uma vez que são muito influenciadas pelas novidades dos meios tecnológicos, trabalharemos o tema Cultura Popular na Educação Infantil, pois é através de brincadeiras e brinquedos que as crianças tem oportunidade de expressarem o seu modo de pensar, agir e interagir umas com as outras. Não há como formar pessoas responsáveis e capazes de defender sua própria opinião sem que antes aprendam a valorizar sua própria cultura.

Objetivo Geral

Proporcionar ao corpo discente o reconhecimento e identificação de brinquedos e brincadeiras da cultura popular como herança cultural e a participação em atividades que visem o resgate dessa cultura, dando ênfase as brincadeiras coletivas.

Objetivo Especifico

• Conhecer e valorizar os brinquedos e brincadeiras da nossa cultura popular;

• Reconhecer brinquedos e brincadeiras como parte da cultura popular;

• Aprender como se faz um brinquedo com sucata;

• Experimentar diferentes brinquedos e brincadeiras da nossa cultura;

• Ajudar os colegas a superarem os desafios impostos pelas brincadeiras apresentadas;

• Aprender diferentes gestos e movimentos necessários para a prática da brincadeira;

• Socializar a criança através de jogos recreativos e brincadeiras;

Duração

O projeto deu inicio no dia 02 de maio de 2012, com carga horária de oitenta e seis horas finalizando no dia 26 de maio de 2012.

Parceria

Este é um projeto desenvolvido pelos alunos do curso Normal Nível Médio, estagiários da disciplina Pratica de Formação e Exercício da Docência, contando com a parceria e colaboração do coordenador e orientador de estagio Diogo Montalvão e da diretora da Escola Estadual Artur Jose dos Passos que cedeu o espaço para o evento e auxiliou na pessoa do vice-diretor Odilon Bispo com os equipamentos tecnológicos utilizados.

Publico Alvo

Corpo discente da educação infantil

Descrição Detalhada do Projeto

1º etapa: Pesquisa e elaboração do projeto junto ao coordenador de estagio;

2º etapa: Confecção dos brinquedos;

3º etapa: Divulgação do projeto;

4º etapa: Execução do Projeto;

Recursos Utilizados

Humanos: 58 pessoas

Materiais: Brinquedos reciclados (pé de lata, boneca de pano, jogo da velha, corda, vai e vem, bilboquê, corrupio), mesas, cadeiras, som, notebook, microfone, giz, pedrinhas, espaço ( quadra poliesportiva).

Procedimentos Metodológicos

1ºmomento: Apresentação dos brinquedos, abordando a importância do brincar com brinquedos simples e não tecnológicos, ressaltando que cada brinquedo apresentado pode ser confeccionado em casa, todos com materiais reciclados e são brinquedos e brincadeiras que ultrapassam gerações, portanto fazem parte da nossa cultura popular. Citam-se abaixo cada brinquedo apresentado:

-Pé de lata - Vai e vem - Peteca

-Boneca de pano - Bilboquê

-Jogo da velha - Corrupio

-Corda - Amarelinha

2º Momento

Com o auxilio das crianças utilizando algumas sucatas serão confeccionados alguns dos brinquedos que já foram apresentados para que aprendam a fazer seu brinquedo simples porém, divertido e criativo. Abaixo a relação dos brinquedos que serão ensinados como confeccionar passo a passo, pelos estagiários de acordo com a escolha de cada crença.

Pé de lata: 2 latas de leite( outra parecida), 2 pedaços de corda de nylon ou barbante, com aproximadamente 1,20m cada(tamanho varia de acordo com o tamanho da criança. Como fazer: faça dois furos no fundo da lata ( pode usar um prego para fazer furo), sendo um de cada lado para deixar espaço suficiente para colocar os pés. Passe a corda ou barbante pelos furinhos e amasse as pontas na parte de dentro da lata. Coloque a tampa e decore com pedaços de plásticos, adesivo ou tinta (opcional). Para brincar, suba com um pé em cada, segure a corda e/ou barbante e ande se equilibrando nas latas. Quando estiver craque pode apostar corrida com os colegas.

Bilboquê:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com