TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDINÁRIO INTEGRADO

Tese: PROJETO MULTIDINÁRIO INTEGRADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Tese  •  2.123 Palavras (9 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

MANUAL ESPECÍFICO

Projeto Integrado Multidisciplinar III – PIM III

São Paulo

2012

PIM III

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

INTRODUÇÃO:

Os Projetos Integrados Multidisciplinares – PIM têm como sua principal característica estrutural o desenvolvimento do trabalho no formato de um projeto. Seu propósito consiste em propiciar condições para que o alunado possa desenvolver praticamente seus conhecimentos teóricos, baseados na integração multidisciplinar e na organização escolha como foco de estudo, aplicando suas percepções e conclusões através da metodologia científica para produção acadêmica.

OBJETIVOS:

O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM faz parte do Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia à distância, da UNIP Interativa - Universidade Paulista. Os alunos deverão realizar o levantamento das características e práticas existentes numa organização. Atualmente, desempenhar bem as funções de gestor pode garantir não somente a eficácia na produtividade de uma organização, como também a transferência dos conhecimentos acadêmicos adquiridos.

O PIM busca inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, com caráter prático complementar do processo de ensino-aprendizagem. O profissional moderno deve atuar como um agente facilitador de estratégias organizacionais. Para os futuros profissionais, entretanto, essa habilidade somente será viável se houver uma conscientização do real papel do gestor, através da visão bem delineada da estrutura e dos processos organizacionais.

DISCIPLINAS CONTEMPLADAS:

BASE COMPLEMENTAR

Plano de Negócios Modelo de Liderança

Avaliação de Desempenho

Administração de Cargos e Salários

Matemática Financeira

Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial

MATERIAL DE APOIO:

 Manual Geral do PIM;

 Conteúdo das aulas;

 Normas monográficas da ABNT;

 Bibliografias a serem fornecidas pelo professor orientador do Projeto.

 FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DE QUALIDADE. Critérios de Excelência 2010. Disponível em www.fpnq.org.br;

FOCO DO PROJETO PIM

O aluno e/ou grupo deverá desenvolver um plano de negócios para empresa em estudo, identificando seu posicionamento, competitividade e diferencias e apontando oportunidades de ampliação e/ou melhoria. Ainda dentro desse escopo, deverá pesquisar e avaliar os impactos da ética e limites legislativos da organização e diagnosticar as possibilidades de ganhos, tanto no microambiente como no macroambiente, observando se os resultados estão em níveis desejáveis, podendo ainda, contribuir com sugestões que evidenciem resultados mais favoráveis.

A base do PIM é a disciplina: Plano de negócios. O PIM deve apresentar como base estrutural o desenvolvimento do plano de negócios e ainda deverá incluir em seus itens as demais disciplinas cursadas.

Depois de realizada a pesquisa, deverá organizar os dados, anotar as informações relevantes e escrever o projeto, com suas palavras. Isso significa que é de fundamental importância uma correta apresentação dos dados, fontes de pesquisa e resultados, de sua justificativa e conclusão pertinentes.

O objetivo PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR é demonstrar a sua capacidade de análise de processos e como solucionar os grandes desafios empresariais. Para isso, é necessário seguir certos padrões para facilitar a compreensão do leitor.

Observe a lista específica para o plano de negócios:

• Não existe uma estrutura rígida para se desenvolver um plano de negócios. A estrutura deve se adaptar às particularidades do negócio. Vamos sugerir seções que devem ser apresentadas com objetividade, sem perder a essência dos aspectos mais relevantes e vamos discutir suas funções:

1. Capa

2. Sumário: Deve conter o titulo de cada seção do plano de negócios e a respectiva paginação.

3. Sumário Executivo: É a principal seção do plano de negócios. Ele tem a função de fazer o leitor ler ou não a proposta. É um resumo que deve ser dirigido ao público-alvo e conter informações concisas e relevantes do plano. Deve ser a última peça a ser escrita.

4. Descrição da empresa: Nessa seção deve se descrever a empresa, seu histórico, e evolução nos últimos anos. Coloque itens como:

• Razão social,

• Impostos

• Estrutura organizacional

• Estrutura legal

• Localização

• Parcerias

• Certificação

• Serviços terceirizados, etc.

5. Produtos e serviços: Este seção está destinada a descrever o produto ou serviço em questão, como:

• Quais recursos são necessários para produção

• Como são produzidos

• Peculiaridades do ciclo de vida

• Fatores tecnológicos envolvidos

• Nível de satisfação do cliente

• Se a empresa produz detém marcas ou patentes

• Pretensões de futuros investimentos no processo produtivo.

É interessante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com