TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO RESIDENCIAL ELÉTRICO

Por:   •  7/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto Elétrico Residencial

Integrantes:

Fábio Augusto

Fábio Marcelino

Fernando Araújo

Glace Mercês

Ramon Costa

Raphaela Mori

  1. Introdução

O termo Eletricidade é muito amplo para ser empregado de forma única, por isso são usados conceitos diversos, tais como; tensão elétrica, que é uma indicação de quantidade de energia envolvida na movimentação de uma carga elétrica entre dois pontos; corrente elétrica, que são fluxos de cargas elétricas que se movimentam e potência elétrica, que pode ser definida como o trabalho elétrico desenvolvido pela corrente elétrica. A eletricidade é invisível, podemos senti-la pela presença do calor, luz e choque elétrico, por exemplo. Esses efeitos acontecem devido aos termos citados anteriormente.
A instalação elétrica é uma das etapas mais importantes da construção de sua casa. Uma instalação elétrica mal feita pode acabar gerando despesas futuras para você e até mesmo acidentes. A eletricidade quando mal instalada, traz alguns perigos como choques, chegando a ser fatais, ou até mesmo incêndio, causado por circuitos inadequados. A melhor forma de nos dar bem com a eletricidade é conhecê-la, tirando maior proveito e desfrutando de todo seu conforto com a máxima segurança.
Toda instalação elétrica residencial necessita de manutenção para que ela esteja operando com qualidade e segurança. Estas manutenções podem ser periódicas ou não, isto depende do tipo da instalação e de suas particularidades.
O presente trabalho tem como foco ampliar o conhecimento de nós estudantes do curso de Engenharia mecânica. O objetivo deste trabalho é apresentar conteúdos mais relevantes e de uso mais freqüente na área de instalação e manutenção elétrica residencial, abordaremos os conhecimentos adquiridos em sala de aula e aplicaremos na prática com a conclusão de um levantamento de dados: como detectar possíveis componentes a ser ligada a residência, consumo e potência. Posteriormente será feito um estudo de dimensionamento do imóvel e avaliação da melhor forma para o caminho da parte elétrica e calcular o diâmetro dos fios, caixa de distribuição e disjuntores a serem usados. Contudo avaliar o custo deste imóvel com energia elétrica com base nas tarifas de energia cobrada pela concessionária que fornece a energia elétrica para a região da residência.

       2. Desenvolvimento

Para o bom dimensionamento de consumo é preciso determinar a quantidade de pessoal que ocupará o imóvel e suas cargas (componentes e consumidores de energia) e para  construção de um projeto é preciso ter em mente a quantidade de energia que precisará para alimentar os componentes da residência assim como suas tensões, correntes e potências.

O imóvel a ser estudado está  construído e com sua respectiva planta baixa representada na figura abaixo e em anexo.

Figura (planta baixa)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com