TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA ORGANIZACIOL

Exames: PSICOLOGIA ORGANIZACIOL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  2.278 Palavras (10 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

O texto estudado trata do das diversas formas, analises realizadas por estudiosos de psicologia como Freud, Moreno dentre outros. Também trata dos psicólogos amadores dentro das organizações, dos estudos da psicanálise realizada por Freud, da complexidade do assunto no Brasil e no mundo por ser tão amplo do autoconhecimento ser humano, sintomas, da natureza da psicologia, das soluções proposta por estudiosos para as organizações, da profundidade do tema psicologia em geral.

Mudança de ênfase: dos atípicos para a normalidade

Esse tema acima que trata da psicologia do comportamento organizacional especificamente da mudança de comportamento dos estudiosos quanto à psicologia relata que nas ultimas décadas houve uma mudança dos estudiosos desta ciência que antes focavam em doenças, como distúrbios mentais, neuróticos ou psicóticos e muitas vezes gênios, ou seja, o foco era acompanhar e estudar comportamentos destas pessoas tidas como anormais ou que não si enquadravam ao que a sociedade chamava de pessoas normais. Os estudiosos da área perceberam que havia um nicho a ser estudado que não era somente este perfil de seres humanos, mas começaram a perceber que era necessário acompanhar, analisar pessoas tidas como normais dentro de seu ambiente de trabalho, familiar e espiritual. Olhando para estas pessoas buscando entender seus comportamentos dentro dessa sociedade aos olhos do mundo como normal, para entender como as pessoas reagem às diversas situações, seja na vida pessoal, trabalho ou familiar. Com esses estudos os especialistas da área buscam colocar a disposição da humanidade um serviço para melhorar e entender o comportamento das pessoas com objetivo de melhorar o bem estar humano.

O homem atual: comportamento e autoconhecimento

Nos dias de hoje o homem tem apresentado um estado mais constante de angustia e ansiedade. Esses tipos de mal-estar tem levado o homem a uma procura pela solução destes problemas psicológicos. Pois este estado segundo o autor tem levado diversas pessoas ao desespero, uso de drogas como: álcool, cigarro, drogas e consequentemente levado estas pessoas a atitudes que fazem com estas pessoas fiquem fora do contexto social. Por isso hoje o ser humano tem buscado cada dia mais o auxilio destes profissionais especialistas a fim de esclarecer ou melhorar seus comportamentos. Mesmo com o aumento significativo de métodos de tecnologias produtivas a psicologia organizacional tem si preocupado com o ajuste do ser humano no seu trabalho. As empresas buscam nos dias de hoje pessoas com que tenham senso de urgência e isso muitas das vezes tem perturbado o colaborador e tendo um efeito de assustador no sentido motivacional dessas pessoas. Aos poucos os estudiosos do comportamento tem conhecido mais as dificuldades das pessoas a fim de ajuda-las a si conhecerem melhor, com isso terem melhores desempenhos em seus trabalhos e vida social.

Psicologia e a busca de sintomas comportamentais

Atualmente a psicologia tem-se apresentado de todas as formas e vários aspectos da vida humana e tem estado bem mais acessível do que em outros tempos, o livro trata neste contexto dos motivos que levam as pessoas a agirem de diversas formas como mostra o exemplo do livro onde si relata o caso do supervisor que fica preso no seu obscuro mundo por motivos causados na sua infância e que o mesmo traz isso para sua vida até a fase adulta. Os sintomas comportamentais podem ser diversos e muitas das vezes mal interpretados a partir do momento em que as pessoas não si conhecem ou não buscam entender comportamentos como o do caso relatado no livro. O que o autor diz é que para diversas atitudes de comportamentos sempre existe uma razão por traz que pode ser explicada para tais atitudes indesejadas e que si entendidas o quanto antes pelos empregados como pelos empregadores certamente evitariam casos como esses do supervisor.

A Natureza das ciências do comportamento

O autor apresenta nesse tópico a diferença básica entre ciências comportamentais e ciências exatas onde ele diz que no tocante a ciência exata ninguém ousa contestar o resultado de uma equação para não parecer ignorante, mas quando si refere à ciência comportamental que é uma ciência regida por raciocínio especial e pautadas pelo mapeamento da historia de vida de um ser humano, muitos si apresentam. Um exemplo relatado no texto e o que si refere aos diversos seguimentos da vida espiritual da humanidade onde os mesmos tratam estes comportamentos como si fossem todos iguais e exatamente diferentes. Podemos citar os religiosos, as opiniões pessoais de amigos, familiares e daí por diante, seguindo essa linha de raciocínio imagina-se que estudo do comportamento do ser humano é algo simples, ou tratado de forma simplista, este estudo requer paciência e seriedade para que si obtenha resultados contínuos.

A Psicologia e o comportamento organizacional

Essa especialidade e extremamente complexa, não como outra qualquer, mas existem pré-requisitos básicos para que esta ciência seja respeitada conforme trata o autor do livro, são necessário que a mesma possua bem definidos os assuntos a que si devem estudar, bem como direcionar com clareza o campo de investigação, é preciso que os estudos abordados possuam métodos para atingir objetivo final. Segundo o autor preciso traçar linhas de raciocínio usando métodos próprios, uma vez que este estudo do comportamento organizacional é bastante amplo e deveras subjetivo no que si refere ao cenário mundial. Taylor em seus estudos do comportamento em principio si preocupou com a organização nas empresas, indústrias no seguinte contexto: os processos administrativos, seu enfoque era organizar as empresas e seus processos, pois assim elas certamente produziriam mais com menos. Taylor acreditava que ao cumprir seus objetivos com seus estudos, ou seja, departamentalizando, criando formas e meios de enquadrar as pessoas conforme suas capacidades de decisão e capacidade produtiva o ambiente de trabalho ganhava em soluções e naturalmente em produtividade. Taylor procurou combater administradores que geriam seus negócios de forma desorganizada e não sistematizadas, pois acreditava que estes dois pontos eram cruciais para melhorar o custo da produção, custos das empresas, com isso não faltaria empregos, as pessoas teriam melhores salários e em consequência desses processos a diminuição da pobreza, das diferenças sociais sendo aproximadas. É incontestável que a escola administrativa cientifica teve sua parcela de contribuição no momento da revolução industrial e ajudou as pessoas em suas necessidades. Como maior conforto físico, um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com