TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA SOCIAL

Trabalho Universitário: PSICOLOGIA SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  2.514 Palavras (11 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

________________________________________

UNIVERSIDADE DE CAMPO GRANDE – MATO GROSSO DO SUL – M/S

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL

PSICOLOGIA SOCIAL

________________________________________

2013

PSICOLOGIA SOCIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharel em Serviço Social - 3º Semestre da ANHANGUERA - UNIDERP - Universidade de Campo Grande M/S, para a disciplina de Psicologia Social.

coordenador do Curso Prof .

Tutora de sala:

Tutora a distancia.:

2013

Introdução:

Mesclando a Psicologia com a Sociologia,e este desafio mostra e busca esclarecer as origens do fenômeno da invisibilidade social,fenômeno este intimamente ligado a humilhação social que é sofrida por grande parte da sociedade brasileira atual.

Argumentações teóricas antiquadas ou influenciadas politicamente e comparações com ideologias aparentam ter menos credibilidade hoje,passada a época da revolução esperada pelo café no Estado de São Paulo.

Mais ainda,ao analisarmos e compararmos o estudo de um psicólogo que por tanto tempo viveu de perto e na prática o que é ser invisível na sociedade em que antes era reconhecido e que passou a vivenciar a humilhação social.

E desfazendo a sensação de que essa situação posso ser pontual,a entrevista de um profissional tem essencial na sociedade e ridiculamente repudiado pela sociedade em que nós mesmos participamos,o coletor de lixo,em nossas cidades,bairros e casas,diariamente.

Humilhação social um problema político em sociologia

Através do texto de Gonçalves Filho constatamos que a humilhação social tem em suas raízes materiais o processo de produção econômica determinado pelo lugar que o sujeito ocupa na estrutura de classes da sociedade.Essa desigualdade por sua vez gera processos que obstruem sua condição de sujeito,impedem o acesso ao seu própio eu,levando o nome de psicanálise de angústia,concluindo-se com isso que os pobres sofrem psicológicamente.

A humilhação social compreende um quadro muito doloroso de angústia,um sofrimento derivado da exposição do homem pobre a mensagens de inferioridade no cotidiano,sendo que tais mensagens lhe são dirigidas pelas pessoas e pela cidade,através de palavras e circunstâncias públicas,as quais são expostos,fazendo com que o mesmo tenha sempre em mente que aquele não é o seu mundo,está ocupando um espaço que não lhe pertence.

Através de verbalizações muitas pessoas são conduzidas ao extremo da opressão,sentem-se inferiores ou indignas de estarem presentes,dividindo espaços com aqueles a quem julgam superiores.

A psicologia social apoia-se em duas teorias para estudar a experiência de um homem entre outros seres humanos:Social e psicológica,uma vez que essa experiência é resultante da relação com outras pessoas,mas que é vivida interiormente pelos indivíduos.

A desigualdade social é decorrente das condições sociais estabelecidas pelos próprios sujeitos,mas vivenciada internamente,de forma única pelo indivíduo.

O texto relata situações que retratam a nossa realidade social,onde moradores são privados de seus direitos básicos,os quais são assegurados pela constituição Federal,são impedidos do exercício da cidadania,temos a visão dos bairros,do crescimento desordenado da população e consequentemente das favelas,bairros que surgem da noite para o dia,em consequência da pobreza absoluta,a situação de um trabalhador que com seu baixo salário não pode concluir as obras de construção da sua casa.São obras interrompidas,são homens que abandonaram suas cidades,seus costumes,sua cultura,sendo que com sua migração,na esperança de melhorar de vida acabaram aumentando o cinturão de miséria da cidade grande.Quando esse trabalhador se dá conta que o sonho não havia passado de uma ilusão,já está enredado na vida da cidade grande,cai na realidade que não é nada sem o dinheiro,que a cidade gira em torno do dinheiro,mesmo assalariado sofre, pois seu dinheiro é sempre contado,a estrutura do governo na área da saúde é deficiente,começa a entender que os políticos somente querem tirar proveito de sua situação,com fins eleitoreiros.

O problema central tem suas raízes no processo do modo de produção capitalista onde os preços dominam muito,retendo valor agregado dos produtos,os quais são produzidos em geral palas classes inferiores.O autor relata o modo como as comunidades são formadas e a humilhação social que os trabalhadores sofrem com o descaso das autoridades públicas,as quais legislam em benefício dos ricos,restando aos pobres contentarem-se com as migalhas como bolsa escola,com o fim específico de aquietar a insatisfação popular,garantindo com isso a manipulação das massas.

A humilhação social é como uma herança,passada entre as gerações,e,de certa forma,cultivada e isolada pelas classes sociais dominantes da sociedade.

Chegamos então a reificação,que na sua origem alemã,significa literalmente "transformar uma idéia em uma coisa".É uma operação mental que consiste em transformar conceitos abstratos em realidades concretas ou objetos.No marxismo o conceito designa uma forma particular de alienação,característica do modo de produção capitalista.Implica a coisificação das relações sociais,de modo que a sua natureza é expressa através de relações entre objetos de troca.

A definição de reificação para os dias de hoje nos faz entender como podemos,mesmo que inconscientemente,usar de relações sociais como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com