TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palno de estudo de ensono tecnico

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  44.825 Palavras (180 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 180

[pic 1]

[pic 2]

Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos

- Unidade de Coordenação do Sistema Nacional de Qualificações -

PERFIL PROFISSIONAL

COC004_4

TRABALHOS DE ESTRUTURAS E ALVENARIA


PERFIL PROFISSIONAL

Código

COC004

Denominação

TRABALHOS DE ESTRUTURAS E ALVENARIA

Nível

4

Família profissional

Construção e Obra Civil

Duração indicativa (Horas)

1.290

Unidades de Competência

N.º

Denominação

Código

1

Organizar trabalhos de construção.

UC111_3

2

Elaborar argamassas, massas e betão.

UC112_2

3

Realizar e colocar armadura manual na obra.

UC113_4

4

Realizar a colocação na obra de cofragem.

UC114_4

5

Executar pavimentação em urbanização.

UC115_2

6

Realizar paredes e divisórias.

UC116_3

Ambiente profissional

Âmbito profissional:

Desenvolve a sua actividade em área de produção, como trabalhador autónomo ou assalariado, em pequenas, medias e grandes empresas, sobe a direcção e supervisão de um encarregado e organizando trabalhos de equipa de operários. Prevenindo os riscos ambientais, funções básicas de prevenção e de riscos laborais.

Sectores produtivos:

Esta qualificação situa-se, fundamentalmente, no sector da construção, tanto na edificação como na obra civil.

Ocupações e postos de trabalho relacionados:

CNP 2010

7111.0 Construtor de casas

7112.1 Pedreiro

7114.1 Cimenteiro

7114.2 Armador de ferro

Sugestões

Cofragem


UC1

ORGANIZAR TRABALHOS DE CONSTRUÇÃO

Nível: 3

Código: UC0116_3

ELEMENTOS DE COMPETÊNCIA E CRITÉRIOS DE DESEMPENHO

EC1:        Ordenar os trabalhos de forma de tirar melhor rendimento e evitar riscos laborais, sinalizando as áreas de stock e optimizando os trabalhos.

CD1.1        Os documentos de projecto e as ordens são classificados e analisados, detectando omissões e erros nas informações necessárias para a definição dos elementos a elaborar e as especificações de colocação de materiais na obra.

CD1.2        As características e propriedades do solo, subsolo ou bases sobre as quais o trabalho será executado são especificadas, realizando as consultas e se necessário através de uma revisão no local, indicando a sua natureza, sua resistência e as instalações existentes.

CD1.3        A produção é identificada, realizando consultas pertinentes ao responsável e ou superior ou a documentação técnica específica, indicando o número, as características geométricas e as qualidades das peças a produzir, a montar ou a colocar.

CD1.4        Os requisitos dos trabalhos estão especificados, preenchendo as folhas de requisito normalizadas consoante os planos e gerando etiquetas de identificação para cada peça com meios indeléveis.

CD1.5        A produção é concretizada num plano de produção do gabinete com prazos de entrega para cada fase, considerando os prazos impostos pelo plano da obra.

CD1.6        A localização dos gabinetes é proposta tendo em conta a facilidade de abastecimento das áreas de trabalho, evitando as interferências com outras actividades e minimizando os percursos.

CD1.7        Os equipamentos são distribuídos nas áreas de trabalho com critérios de optimização de rotas e evitando interferências entre as várias actividades exigidas.

CD1.8        Os armazéns estão organizados conforme as tarefas de entrada e circulação de materiais e recursos.

CD1.9        A distribuição das matérias-primas é organizada garantindo que os materiais estão dispostos em locais mais acessíveis, quanto maior seja o volume e freqüência de uso e diferenciando os locais dos materiais pelas suas características.

CD1.10         A quantidade do material é determinado em correspondência com o plano de produção, tendo em conta o volume disponível nas zonas de armazenamento e evitando os prejuízos causados pelo seu corte e / ou manipulação.

EC2: Organizar e distribuir diariamente as cargas de trabalho cumprindo os objectivos fixados no plano de obra, especificando e planeando a curto prazo os recursos necessários para o trabalho.

CD2.1        Os tempos de início de trabalho são especificados em rendimentos e prazos para cada unidade de trabalho, ajustando-os ao plano de trabalho.

CD2.2        A obra é organizada em conformidade com o plano de trabalho e ao progresso do gabinete técnico, verificando a conformidade dos espaços de trabalho e equipamentos para o desenvolvimento do trabalho e comunicando ao responsável da obra a sua disponibilidade.

CD2.3        As condições de início da obra, a reformulação da área de trabalho e a instalação dos meios auxiliares necessários são verificadas com antecedência, informando ao responsável da obra as causas de eventuais atrasos do início das obras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (275.4 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (723.5 Kb)  
Continuar por mais 179 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com