TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parecer Juridico

Trabalho Universitário: Parecer Juridico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2014  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 8

UNIRV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

FACULDADE DE DIREITO

A VIDA DE DAVID GALE

FABIO SANTOS SILVA

Professor: MAKCHWELL COIMBRA

Trabalho apresentado a Faculdade de Direito 2º Período, da FESURV - Universidade de Rio Verde, como exigência parcial para conclusão da disciplina de Linguagem e Comunicação Jurídica, sob a orientação da Prof. Makchwell Coimbra.

RIO VERDE – GOIÁS

2013

A VIDA DE DAVID GALE

FABIO SANTOS SILVA

Professor: MAKCHWELL COIMBRA

SOBRE O DIRETOR

Nome: Sir Alan William Parker, é um realizador, produtor, escritor, e ator britânico que fez a maioria dos seus filmes nos Estados Unidos. É também membro fundador do Director's Guild of Great Britain.

Nascimento: 14 de fevereiro de 1944 (69 anos), Islington, Reino Unido

Filhos: Jake Parker, Alexander Parker

Cônjuge: Annie Inglis (de 1966 a 1992), Lisa Moran

Filiação: Elsie Ellen, William Leslie Parker

Prêmios: BAFTA de melhor filme, BAFTA Academy Fellowship Award, Golden Globe Award de Melhor Filme Cômico ou Musical, Anexo: Lista de filmes premiados com o BAFTA de melhor diretor.

Filmes: Pink Floyd The Wall - 1982; O Expresso da Meia‑Noite - 1978; Angel Heart - 1987; Mississippi em Chamas - 1988; The Commitments - 1991; Bugsy Malone - 1976; Asas da Liberdade – 1984; Evita – 1996; Fama – 1980; As Cinza de Ângela – 1999; Come See The Paradise – 1990; Melody – 1971

FICHA TÉCNICA

Título Original: The Life of David Gale;

Tradução: A Vida de David Gale;

Gênero: Drama;

Tempo de Duração: 130 minutos;

Ano de Lançamento (EUA): 2003;

Distribuição: Universal Pictures / Paramount Pictures / UIP;

Direção: Alan Parker;

Roteiro: Charles Randolph;

Produção: Nicolas Cage e Alan Parker;

Música: Alex Parker e Jake Parker;

Fotografia: Michael Seresin;

Elenco: Kevin Spacey (David Gale), Kate Winslet (Elizabeth Bloom), Laura Linney (Constance Harraway), Gabriel Mann (Zack Stemmons), Matt Craven (Dusty Wright), Leon Rippy (Braxton Belyeu), Rhona Mitra (Berlin), Melissa McCarthy (Nico), Jim Beaver (Duke Groover), Cleo King (Barbara Kreuster), Constance Jones (A.J. Roberts), Lee Ritchey (Joe Mullarkey).

1 DESENVOLVIMENTO

O filme A Vida de David Gale, lançado em 2003, colocou em discussão um tema bastante polêmico referente às legislações de diversos países: a pena de morte. O cenário escolhido para abordar a história foi o estado do Texas, nos Estados Unidos, por ser um dos principais palcos de execuções por pena de morte no país.

A Vida de David Gale é um filme com a intenção de fazer o telespectador refletir sobre a pena de morte. No entanto, a condução da história dada pelo diretor Alan Parker não obtém o sucesso esperado. Por que foca em um único ponto de vista, não deixando que o público reflita sobre o tema.

O personagem principal do filme, David Gale, interpretado pelo ator Kevin Spacey é um professor de Filosofia da Universidade do Texas (USA) e ativista em prol de um movimento contra a pena de morte no país, alegando que inocentes eram executados. Um homem extremamente inteligente, mas alcoólatra. A história se baseia, então, em torno de Gale com certa ironia, já que o mesmo é condenado a morte após ser o principal culpado de um suposto homicídio.

Gale vê sua vida se desmoronar ao ser acusado de estrupo por uma das suas alunas, sua vida muda por completo, é expulso da universidade onde lecionava, nenhuma outra universidade o aceita, sua esposa pede o divorcio o abandona levando seu único filho. Sem credibilidade, ele vira alvo fácil para uma grande armação. A única pessoa que o apoia é sua amiga Constance Harraway, pela qual ele foi acusado pela morte e condenado a morte.

David Gale é posto como o assassino de Constance Harraway – amiga do professor na luta contra a pena de morte – e é condenado a morte. No entanto, três dias antes de seu falecimento o ativista aciona a jornalista Elizabeth Bloom, que se caracteriza como uma profissional que garante a segurança de suas fontes.

Constance, companheira de luta de Gale, era uma mulher determinada que lutava a favor da vida. Portadora de leucemia, sem esperanças de se recuperar, depositava em sua ideologia a oportunidade de salvar pessoas, libertando-as da injustiça de pagar pelos crimes cometidos com a própria vida.

Durante esse período ocorrem muitas revelações. Gale conta a historia de sua vida a jornalista, que fica perplexa em meio a tantos conflitos e começa a desconfiar sobre a veracidade das falas do professor. Todavia a trama se desenvolve e são expostas a ela vários fatos. Com certa rejeição de acreditar que David pudesse realmente ser inocente, mas sabendo que tinha pouco tempo, Bloom e seu companheiro de trabalho Zack começam a juntar as informações passadas por ele e apurar os fatos, procurar provas para provar sua inocência. Tendo como objetivo mostrar a sua inocência, narrando a sua vida antes, durante e após a acusação dos crimes. David Gale passa a narrar sua vida à jornalista e, ela fica muito envolvida e perturbada com os conflitos éticos, morais e profissionais que começam a aparecer durante a estória. Em vários momentos da trama a jornalista chega a se questionar se está sendo manipulada por sua fonte e quais seriam as intenções de David em esperar tanto tempo para revelar sua história, se deveria ou não comprar a defesa do acusado e investigar o assassinato por conta própria. Em meio a muitas pistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com