TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patrimonio Cultural

Artigo: Patrimonio Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  4.451 Palavras (18 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 18

1. INTRODUÇÃO

O objetivo aqui proposto é demonstrar as características que formam um patrimônio de acordo com sua classificação e tipo e a importância do patrimônio na sociedade e seu impacto para o turismo de uma região.

Utilizando o órgão IPHAN como base para pesquisas, acrescentando informações de outros órgãos e entrevistas e opiniões de especialistas, conseguimos criar esta pesquisa metodológica para a conclusão da Atividade Pratica Supervionada dividida em quatro etapas.

2. CONCEITO DE PATRIMÔNIO

2.1 O QUE É PATRIMÔNIO

No dicionário patrimônio é classificado assim:

Substantivo Masculino.

1. Herança paterna.

2. Bens de família.

3. Bens necessários para tomar ordens eclesiásticas.

Mas vamos ampliar esse conceito. Patrimônio também é nossa herança cultural e histórica, ou como diz a UNESCO, (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura) “O patrimônio é o legado que recebemos do passado, vivemos no presente e transmitimos às futuras gerações.

Nosso patrimônio é fonte insubstituível de vida e inspiração, nossa pedra de toque, nosso ponto de referência, nossa identidade. É por isso que o patrimônio é tão importante, porque nele nós nos apoiamos para construir o futuro e analisar o presente com um olhar mais agudo. A partir do patrimônio, seja ele natural ou cultural, que construímos quem somos.

O patrimônio pode ser um bem material ou imaterial e são classificados como históricos, naturais e culturais.

A principal característica de um patrimônio é que a sua conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do lugar e de seu povo, quer por seu excepcional valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico.

2.2 PATRIMÔNIO MATERIAL

O patrimônio material é o conjunto de edifícios, obras de arte, documentos, monumentos, fotos e outros objetos pertencentes a um lugar. Ou seja, são coisas que têm um valor histórico ou sentimental para os habitantes de uma região, pois se referem às origens e à forma que escolhemos para sermos lembrados. De acordo com a IPHAN (Instituto de Patrimônio histórico artístico e nacional), é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza nos quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas. Eles estão divididos em bens imóveis como os núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; e móveis como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

2.3 PATRIMÔNIO IMATERIAL

Patrimônio imaterial é o conjunto de bens que formam uma sociedade ou característica ela, tanto cultura, como religião, ritos, danças.

2.4 PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Patrimônio Histórico pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. Estes patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural.

Até final da década de 1970, tinha caráter político/elitista. A partir de 1980, passaram a serem consideradas outras etnias e classes sociais.

O Patrimônio Histórico é importante para a compreensão da identidade histórica, para que os seus bens não se desarmonizem ou desequilibrem, e para manter vivos os usos e costumes populares de uma determinada sociedade.

2.5 PATRIMÔNIO CULTURAL

É o conjunto de bens materiais e/ou imateriais, que contam a história de um povo através de seus costumes, comidas típicas, religiões, lendas, cantos, danças, linguagem superstições, rituais, festas.

Uma das principais fontes de patrimônio cultural está nos sítios arqueológicos que revelam a história de civilizações antiquíssimas.

Através do patrimônio cultural é possível conscientizar os indivíduos, proporcionando aos mesmos a aquisição de conhecimentos para a compreensão da história local, adequando-os à sua própria história.

2.6 PATRIMÔNIO NATURAL OU AMBIENTAL

Patrimônio natural são reservas naturais que pertencem a todos de uma região ou ate do mundo! É uma área da natureza preservada. É a inter-relação do homem com seus semelhantes e tudo o que o envolve, como o meio ambiente, fauna, flora, ar, minerais, rios, oceanos, manguezais, e tudo o que eles contêm. Esses elementos estão em contato com o homem, e acabam interagindo, e até mesmo interferindo no seu cotidiano.  

3. PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO

3.1 POR QUE PRESERVAR UM PATRIMÔNIO?

Cada indivíduo é parte de um todo, da sociedade e do ambiente onde vive e constrói, com os demais, a história dessa sociedade, legando às gerações futuras, por meio dos produtos criados e das intervenções no ambiente, registros capazes de propiciar a compreensão da história humana pelas gerações futuras. A destruição dos bens herdados das gerações passadas acarreta o rompimento da corrente do conhecimento, levando-nos a repetir incessantemente experiências já vividas.

3.2 COMO PRESERVAR UM PATRIMÔNIO

Para preservar o patrimônio é necessário, inicialmente, conhecê-lo através de inventários e pesquisas realizadas pelos órgãos de preservação, em conjunto com as comunidades. O passo seguinte será a utilização dos meios de comunicação e do ensino formal e informal para a educação e informação das comunidades, visando desenvolver o sentimento de valorização dos bens culturais e reflexão sobre as dificuldades de sua preservação. A atuação do poder público deve ser exercida em caráter excepcional, quando faltarem recursos técnicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com