TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Patrimonial Como Instrumento De Preservação Do Patrimônio Cultural

Pesquisas Acadêmicas: A Educação Patrimonial Como Instrumento De Preservação Do Patrimônio Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 4

Nome do aluno: Maria Helena Neves de Souza Polli

Titulo: Os dois poderes medievais o Estado e a igreja

Professor: Everton Luis Saches

Data do inicio do projeto: 10 /10/12.

Data do término do projeto: 16/10/12.

Turma: 1º Ano do Ensino Médio.

Tempo: Quatro aulas.

Introdução:

A crise econômica européia do séc. XIV traduziu o esgotamento do sistema feudal, que se mostrava inadequado às necessidades da sociedade mercantil em expansão. A produção agrícola, estagnada devido às características do sistema feudal, não era suficiente para abastecer as cidades. Por isso, para o feudalismo continuar existindo, tinha que se adequar as mudanças da sociedade, adotando uma mentalidade mais comercial. As terras de boa qualidade havia se tornadas raras e a ocupações de terras menos férteis resultaram na queda da produtividade, num período de grande aumento populacional. Em várias regiões européias houve perdas de colheitas, provocadas por fatores climáticos (seca, inundação, frio intenso), guerras, técnicas inadequadas de cultivo. Milhares de pessoas morreram, enquanto outras sobreviviam em grave estado de subnutrição.

Enfraquecida pela fome, a população européia foi vítima da peste bubônica, que foi apelidada pelo povo de Peste Negra, matou cerca de um terço da população européia. Nos porões dos navios de comércio, que vinham do Oriente, chegavam milhares de ratos, e as pulgas desses roedores infectadas pela bactéria causadora da doença. Estes roedores encontraram nas cidades européias um ambiente favorável, pois estas possuíam condições precárias de higiene. O esgoto corria a céu aberto e o lixo acumulava-se nas ruas. Vale lembrar que, para piorar a situação, a Igreja Católica opunha-se ao desenvolvimento científico e farmacológico e apresentava a doença como um castigo divino.

A Europa foi sacudida por guerras civis ou entre países, como a Guerra dos Cem Anos (entre a Inglaterra e a França). As cidades eram saqueadas, os negócios da burguesia prejudicados, as plantações arrasadas que levou a crises de abastecimento e inflação. Com a morte de boa parte dos servos, muitos senhores feudais aumentaram as obrigações, fazendo os camponeses trabalharem e pagarem impostos pelos que haviam morrido. Como a exploração sobre os servos já era exagerada, em muitos feudos, principalmente na França e Inglaterra, ocorreram revoltas camponesas. Estes chegaram a invadir e saquear castelos, assassinando os senhores feudais e outros nobres. Os senhores feudais que conseguiram sobreviver organizaram exércitos fortes e combateram com violência as revoltas. Porém, em muitas regiões da Europa, os camponeses obtiveram conquistas importantes, conseguindo diminuir as obrigações servis.

PUBLICO - ALVO

Esse plano será aplicado para os alunos do 1º ano do ensino médio.

QUANTIDADE DE HORAS AULA

Será necessária para aplicação desse plano a quantidade de quatro aulas com exibição de um filme.

Objetivos:

Mostrar aos alunos que a discriminação está presente em toda parte, e que conflito políticos acabaram com milhões de vida.

Aprofundar o conhecimento sobre o trinômio “guerra, peste e fome’’.

Mostrar que o final da Baixa Idade Média foi marcado, portando, por um período de acentuada e generalizada crise, composta por vários fatores de origem econômica e social que assolaram a Europa.

Compreender de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situação socioculturais utilizando o conhecimento como fonte de pesquisa para mediar conhecimento e tomar decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com