TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas Descrição Documentos Arquivísticos

Por:   •  26/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Descrição de Documentos Arquivisticos

  1. O que é descrição arquivística?

O objetivo da descrição arquivística é identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo a fim de promover o acesso aos mesmos. Isto é alcançado pela criação de representações precisas e adequadas e pela organização dessas representações de acordo com modelos predeterminados. Processos relacionados à descrição podem começar na ou antes da produção dos documentos e continuam durante sua vida. Esses processos permitem instituir controles intelectuais necessários para tornar confiáveis, autênticas,significativas e acessíveis descrições que serão mantidas ao longo do tempo.

  1. Em que fase do ciclo de vida dos  documentos arquivísticas se realiza a descrição?

A teoria das três idades coloca uma visão clara na diferenciação dos arquivos correntes, intermediários e permanentes, reservando a estes últimos, a atividade descritiva. Segundo Bellotto, a descrição é uma tarefa típica dos arquivos permanentes. Dessa forma a descrição é uma tarefa típica dos arquivos permanentes. Ela não cabe nos arquivos correntes, onde seu correspondente é o estabelecimento dos códigos de assunto; tampouco faz sentido no âmbito dos arquivos intermediários onde a freqüência da utilização secundária é quase nula. Nestes depósitos, para fins de esclarecimento, informações adicionais e testemunho ainda decorrentes do uso primário, os instrumentos de busca resumem-se nas listas de remessas de papéis, nas tabelas de temporalidade e nos quadros gerais de constituição de fundos. O assunto, a tipificação das espécies documentais, as datas-baliza, as subscrições, as relações orgânicas entre os documentos, e a ligação entre função e espécie, enfim todos os elementos ligados às informações de interesse do historiador é que serão objeto do trabalho descritivo.

  1. Existe diferença entre descrição e recuperação da informação?

Não. A Descrição são normas, padronizadas para que se possa recuperar a informação, ou seja armazenar dados, distinguindo as informações que foram armazenadas por um usuário das que serão apropriadas por outro.

Referências

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. São Paulo : T.A. Queiroz, 1991

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): norma geral internacional de descrição arquivística, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999. 2. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001. 119 p. (Publicações técnicas-AN, n. 49). Localização: AN; BCE/UnB; COC; COBIB; CEDIC.

HAGEN, Acácia Maria. Algumas considerações a partir do processode padronização da descrição arquivísitica. Ciência da Informação,Brasília, v. 27, n. 3, p. 293-299, set./dez. 1998. Localização: BCE/UnB; IBICT.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com