TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Período De 1960 A 1980 Sob O Enfoque Das Políticas Sociais E Do Desenvolvimento Do Serviço Social

Trabalho Escolar: Período De 1960 A 1980 Sob O Enfoque Das Políticas Sociais E Do Desenvolvimento Do Serviço Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 3

Após percorrer todo o processo histórico que envolve as políticas sociais e posteriormente a avaliação destas políticas e dos programas sociais, constata-se que o processo de avaliação é de fundamental importância para se conhecer os resultados gerados por esses programas e analisar se o que foi proposto nos objetivos foi ou está sendo cumprido. Ao produzir informações sobre as políticas sociais e programas implementados, a avaliação possibilita conhecer melhor o funcionamento desses programas e políticas na realidade para a qual foram criados, permite reformular alguns aspectos que não estão produzindo os efeitos esperados e gerar melhorias para o público alvo para o qual ele se direciona.

Antes da implementação de uma política ou programa, a avaliação possibilita conhecer quais os gastos serão gerados com o projeto, a partir da análise de contexto, o que é de fundamental importância para se conseguir verbas e financiamentos para se conseguir colocar em prática o que se está propondo, uma vez que os investimentos sociais são escassos e mínimos, então se não é possível prever os gastos, também não é possível se conseguir os recursos financeiros necessários para sua implementação.

Com o projeto já implementado, a avaliação analisa como os recursos foram gastos, onde se aplicaram as verbas, se o dinheiro realmente foi gasto com o que se propôs e se o projeto está alcançando seus objetivos e como ele está fazendo isso, avaliando a eficácia (se atingir o que foi proposto), eficiência (gastar os recursos devidamente) e efetividade (mudanças geradas pelo programa/política, de forma efetiva ou permanente).

Mais uma vez entra em xeque o capital, a preocupação em se cuidar para que os investimentos não sejam desviados e cumpram o papel para o qual foram liberados, no caso o que foi proposto pelas políticas e pelos programas sociais. Avaliar é uma forma de se operacionalizar as políticas públicas. Outra conclusão importante é diz respeito ao fato de que a avaliação não é neutra, pois é fruto de processos políticos partidários e sempre irá apresentar e considerar aspectos da política não qual se desenvolveu ou para a qual se direciona, pois o partidarismo é uma marca da democracia.

Nos primórdios, quando surgiram as primeiras avaliações, se acreditavam que o conhecimento produzido por elas seria neutro e essa neutralidade também seria constante nos processos de planejamentos das políticas que posteriormente seriam avaliadas. A maior preocupação dos planejadores e avaliadores desta época era classificar os problemas sociais e identificar a sua causa, analisando o quanto teriam que investir para alcançarem um determinado resultado e conseguir resolver o problema.

Na atualidade, constata-se que os problemas sociais não são lineares e portanto, possuem diversas causas que são alteradas de acordo com o contexto, então isso precisa ser analisado e se criar medidas para intervir naquela realidade, buscando atingir determinados resultados que amenizem a situação, que se invista um determinado valor e alcance os resultados previstos, que serão analisados na avaliação. Principalmente após o neoliberalismo vigorar pela maioria dos países, a avaliação assumiu um papel de investigadora da utilização dos investimentos monetários realizados, visto que se prevê o mínimo de investimento possível com as políticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com