TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Científica - Óleo De Lorenzo

Trabalho Universitário: Pesquisa Científica - Óleo De Lorenzo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  5.248 Palavras (21 Páginas)  •  3.207 Visualizações

Página 1 de 21

Aspectos fundamentais para uma pesquisa científica apresentados no filme Óleo de Lorenzo

O filme O Óleo de Lorenzo, retrata uma história baseada em fatos reais, no recorte de um determinado período da vida da família Odone, entre os anos de 1984 e 1995. Augusto Odone (Nick Nolte) e Michaela Odone (Susan Sarandon) são os pais do garoto Lorenzo que é portador de uma doença rara, degenerativa e extremamente agressiva: a adrenoleucosdistrofia (ALD). Frustrados pelos médicos terem tão poucas informações sobre uma doença tão grave, eles começam a pesquisar e a estudar por conta própria sobre a doença, tentando encontrar uma cura para o filho. Essa pesquisa leva-os aos caminhos trilhados pelos pesquisadores científicos. Suas descobertas revolucionam o diagnóstico e tratamento da ALD, na época, causando um verdadeiro alvoroço na comunidade científica e nos pais de crianças portadoras da síndrome. A trama também mostra outra vertente bastante significativa, pois reflete os padrões e até mesmo as limitações impostas pela ciência convencional.

A pesquisa é um procedimento que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis em qualquer campo de conhecimento. Na questão aqui apresentada (o filme), a doença congênita de ALD possui um repertório de conhecimentos disponíveis, porém que não geram respostas significativas para um melhor entendimento sobre a doença. Para solucionar esse problema foram levantadas hipóteses que puderam ser confirmadas e refutadas pela pesquisa. Portanto, toda pesquisa baseia-se em uma teoria que serve como ponto de partida para a investigação.

Em relação aos aspectos de metodologia de pesquisa científica apresentados pelos personagens do filme “O Óleo de Lorenzo”, pode-se deduzir é que ela está relacionada em diversos aspectos com essa necessidade de ir além da abordagem teórica científica empregada na época.

Através da persistência e a incansável busca dos Odones por respostas que preenchessem as lacunas em torno da doença que vitimava seu filho Lorenzo, tivemos uma verdadeira pesquisa de caráter científico (biológica e medicinal no caso), ou seja, suas buscas no princípio, proveniente apenas da curiosidade de entender o que se passava com seu filho, despertaram uma necessidade do uso do saber científico por parte de alguém totalmente alheio a tais métodos, pois a síndrome que se manifesta em Lorenzo (ALD) e degenerativa a qual se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa na maioria das células do organismo afetado, mas principalmente nas células do cérebro, levando à destruição da bainha de mielina, que protege determinados neurônios. Sem a mielina, estes neurônios perdem a capacidade de transmitir corretamente os estímulos nervosos que fazem o cérebro funcionar normalmente e aí surgem os sintomas neurológicos da doença.

Assim os pais do menino empregam técnicas de pesquisa bioquímica e da medicina, que objetivara estudar o funcionamento e a razão da lógica dessa moléstia sem o conhecer de sua história.

A pesquisa científica hoje pode ser considerada uma avenida de mão dupla, onde a pesquisa pode, algumas vezes, gerar insumos para o surgimento de novas teorias, que, para serem válidas, devem apoiar-se em fatos observados e provados. Além disso, até mesmo a investigação surgida da necessidade de resolver problemas práticos, como foi o caso de Lorenzo, pode levar à descoberta de princípios básicos, como foi à descoberta da relação da enzima com as cadeias longas por Augusto Odone.

Os Odones, a principio buscavam aprender e entender como as células do nosso organismo funcionam fazendo uso de uma pesquisa qualitativa, neste caso, as questões foram estudadas no ambiente em que elas se apresentavam sem qualquer manipulação intencional. A utilização deste tipo de abordagem difere da abordagem quantitativa pelo fato de não utilizar dados estatísticos como o centro do processo de análise de um problema, não tendo, portanto, a prioridade de numerar ou medir unidades. Para isso, passavam dias e noites em bibliotecas, mergulhados nos livros (neste caso uma pesquisa bibliográfica), ou seja, necessitavam de um referencial teórico sobre a síndrome, apenas coletando as informações apresentadas. Os dados coletados pelos Odones nessas pesquisas são descritivos, retratando o maior número possível de elementos existentes na realidade estudada. Preocupavam-se muito mais com o processo do que com o produto. Na análise dos dados coletados não tiveram a preocupação em comprovar hipóteses previamente estabelecidas, porém não eliminaram a existência de um quadro teórico que direcionasse a coleta, a análise e interpretação dos dados.

A pesquisa efetuada pelos Odones no filme estava longe de ser uma pesquisa científica dentro das normas preestabelecidas, mesmo recorrendo aos médicos, professores e cientistas, sempre que achavam ter encontrado alguma informação significativa – buscando discutir com eles um tratamento que melhor viesse minimizar o sofrimento de Lorenzo.

A pesquisa científica visa conhecer cientificamente um ou mais aspectos de determinado assunto. Para tanto deve ser sistêmica, ordenada e analítica, só dessa forma o produto da pesquisa científica deve contribuir para o avanço do conhecimento humano. Essa conceituação de paradigmas dificultou (e ainda não aceita pela ciência americana em sua totalidade) a pesquisa feita pelos Odones no tratamento da síndrome de ALD.

A pesquisa dos Odones parte de uma realidade: do senso comum. Conhecer o funcionamento da síndrome é como conhecer o funcionamento do próprio corpo, onde a prática da medicina é um reflexo natural do próprio individuo, mostrado através dos conhecimentos populares passados de geração a geração (como mostra ao uso do óleo na Índia). Conhecimentos estes, empregados na prática da medicina popular sem qualquer comprovação científica (o caso da dieta primordial de Lorenzo), onde os pais de Lorenzo efetuam uma pesquisa de campo, para a obtenção de certezas em frente às duvidas levantada por eles.

A grande vantagem desse tipo de pesquisa é a obtenção de dados diretamente na realidade. Sem em nenhum momento perder a pesquisa teórica, em uma ciência baseada em fatos, é na pesquisa de campo que as teorias propostas podem ser validadas ou refutadas, como ficou comprovada a ineficácia da dieta e a benéfica do uso do óleo. Assim, com a utilização de técnicas de amostragem estatística (as teorias sobre a redução dos acúmulos de graxos em animais), a pesquisa de campo nesse caso permitiu o acúmulo de conhecimento sobre determinado aspecto da realidade, conhecimento esse que pôde ser comprovado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com