TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Hawthorne

Trabalho Escolar: Pesquisa De Hawthorne. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 6

ESTUDOS DE HAWTHORNE COORDENADA POR

ELTON MAYO

MICHELE DE SOUSA REIS

1. AREA

Recursos Humanos; Operacional

2. TEMA

Gestão de Pessoas; Coordenação dos funcionários da produção

3. APRESENTAÇÃO PROBLEMA

Quais interesses devem prevalecer? Os objetivos organizacionais, pessoais ou ambos?

4. OBJETIVO GERAL

a) Avaliar os efeitos da iluminação;

b) Analisar a sala de montagem de relés;

c) Analisar as atitudes e sentimentos dos colaboradores através de um programa de entrevistas;

d) Avaliar a sala de montagem de terminais.

5. OBJETIVO ESPECÍFICO

a) Avaliar a influência da iluminação sobre o desempenho dos operários.

b) Saber o efeito de mudanças sob as condições de trabalho, procurando explicar a fadiga e a monotonia; avaliar a ação de muitos trabalhadores.

c) Conhecer mais os empregados e escutar as opiniões e sugestões deles.

d) Analisar a relação entre a Organização Informal dos Operários e a Organização Formal da Fábrica.

6. JUSTIFICATIVA

Com as descobertas da pesquisa de Hawthorne, sobreveio a força da atuação de grupos sociais na empresa e, com isso, novos estímulos sociais e psicológicos emergiram na busca de soluções para este conflito. Diante de um ambiente social complexo e difuso, reunindo trabalhadores integrados por relações pessoais, interpessoais, intra e intergrupais, e caracterizado por disputas de poder, Mayo propôs um novo enfoque, o que ele denominou administração humanizada, baseada nas relações humanas e na cooperação. Sua visão era, portanto, de uma administração participativa, democrática, centrada no conceito e na prática da cooperação. Segundo Mayo, a cooperação era a base para a empresa atingir o seu equilíbrio interno. Não era um sistema desenvolvido por meio de normas e regulamentos, mas o resultado de um desejo coletivo de estar junto, trabalhar junto, envolvendo todos os empregados. Mayo via a cooperação como uma nova concepção das relações humanas no trabalho. Daí porque estudou em profundidade as causas da cooperação no ambiente de trabalho. A cooperação, na concepção de Mayo, é um fenômeno estritamente social, pois é resultante das atitudes e comportamentos das pessoas, dos seus interesses e objetivos. Elas cooperam quando os resultados almejados lhes são convenientes e satisfatórios.

O efeito Hawthorne é a possibilidade de trabalhadores que recebam atenção especial apresentarem um desempenho melhor simplesmente por terem recebido essa atenção: uma interpretação dos estudos realizados por Elton Mayo e seus colegas (STONER, & FREEMAN, 1994, p. 31).

7. METODOLOGIA

Método comparativo

Mayo observou que, após melhorar os níveis de luminosidade da linha de produção, a produção também melhorava. A fim de comprovar a influência da iluminação na produtividade das pessoas, o nível de iluminação foi reduzido novamente, mas de forma surpreendente, a produtividade não diminuiu, na verdade aumentou. E por quê? Porque as pessoas apreciaram o fato de serem observadas, ou, em outras palavras, tratadas de forma diferenciada.

Método compreensivo

Elton Mayo teve uma ligação direta com a pesquisa, foi quem orientou e analisou os níveis de fadiga, acidentes laboratoriais, mudança de turno e as consequências das condições de trabalho na vida e produtividade do profissional.

TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE

1. Fase da experiência de Hawthorne

Na primeira fase da experiência foram escolhidos dois grupos de operários que faziam o mesmo trabalho e em condições idênticas, um grupo trabalhava sobre intensidade de luz variável enquanto o outro tinha controle de luz constante. Pretendiam conhecer o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários, os observadores não encontraram correlação direta entre ambas variáveis, mas verificaram desapontada, a existência de uma variável difícil de ser isolado denominado fator psicológico: os operários julgavam na obrigação de produzir mais quando a intensidade de iluminação aumentava o contrario quando diminuía. Comprovou-se, a preponderância do fator psicológico sobre o fator fisiológico: a eficiências de seus operários e afetada por condições psicológicas reconhecendo o fator psicológico como influencia negativa os pesquisadores queriam eliminar da pesquisa por considerá-lo inoportuno

2. Fase da experiência de Hawthorne

A segunda fase da experiência começou em 1927.

Foi criado um grupo experimental cinco moças montavam os relés, enquanto um sexto operário fornecia as peças para abastecer o trabalho. A sala de provas era separada do departamento por uma divisão de madeira. O equipamento de trabalho era idêntico ao utilizado no departamento, apenas incluindo um plano inclinado com um contador de peças que marcava a produção em fita perfumada. A produção foi o índice de comparação entre o grupo experimental e o grupo de controle.

O grupo experimental tinha um supervisor, como no grupo de controle, além de um observador que permanecia na sala e observava o trabalho e assegurava o espírito de cooperação das moças. Elas foram convidadas para participar na pesquisa e esclarecidas quanto aos seus objetivos: determinar o efeito de certas mudanças nas condições de trabalho. Eram informadas a respeito dos resultados e as modificações eram antes submetidas a sua provação. Insistia-se para que trabalhassem dentro do normal e que ficasse á vontade no trabalho. A pesquisa entre o grupo experimental foi divida em 12 períodos, para observar sua produção.

1. Este período durou duas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com