TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Exploratória

Ensaio: Pesquisa Exploratória. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Ensaio  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1.

a) R: Pesquisa Exploratória. O objetivo dessa pesquisa é buscar entender as razões e motivações subentendidas para determinadas atitudes e comportamentos das pessoas. A Pesquisa Exploratória é frequentemente utilizada na geração de hipóteses e na identificação de variáveis que devem ser incluídas na pesquisa. Proporciona a formação de ideias para o entendimento do conjunto do problema. Oferece ao pesquisador um maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa em perspectiva.

b) R: Levantamento de Experiências pelo Método Qualitativo de forma Direta através de Grupo de Foco.

O levantamento de experiências usualmente envolve a condução de entrevistas que objetivam a aquisição de conhecimento do tema, com pessoas que possuam vivências e informações sobre o assunto em estudo.

O método qualitativo é adequado na investigação de atitudes, valores, percepções e motivações do público pesquisado, com a preocupação primordial de entendê-los, em toda a sua profundidade. Ou seja, o método qualitativo oferece informações de natureza mais subjetiva e latente. Isso implica não só uma análise do discurso do entrevistado, como também de sua postura mais global, diante das questões que lhe são colocadas.

O Grupo focal é um tipo de entrevista conduzida por um moderador treinado de maneira natural e não estruturada com um pequeno grupo de respondentes. Essas pessoas devem ter experiência e conhecimento sobre o tema investigado. É imprescindível que o moderador esteja informado a respeito do tema tratado pela pesquisa e que tenha claro os objetivos da mesma.

Esse grupo deve ter de 6 a 12 participantes que tem características em comum, os quais são incentivados pelo moderador a conversarem entre si, trocando experiências e interagindo sobre suas ideias, sentimentos, valores, dificuldades, etc.

Um dos principais fatores de sucesso da técnica está nas livres intervenções e opiniões de seus membros, o que demanda habilidade do moderador para fazer com que todos participem da discussão, sem que haja nenhum tipo de dependência entre os participantes.

O grupo focal é uma técnica de avaliação que oferece informações qualitativas, os objetivos de utilização da técnica podem variar, porém eles não devem tentar mensurar quantitativamente nenhum dos tópicos abordados no estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com