TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Social

Trabalho Universitário: A Pesquisa Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  1.561 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquisa Social

1-Definição

A pesquisa Social tem por objetivo descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos. Permite a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social. O conceito de pesquisa aplica-se às investigações realizadas no âmbito das mais diversas ciências sociais, incluindo Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Psicologia, Economia, etc.

Finalidades da pesquisa

A pesquisa pura busca o progresso da ciência, seu desenvolvimento tende a ser bastante formalizado e objetivo a generalização, com vistas na construção de teorias e leis.

2-Níveis de pesquisa

Pesquisa social: tem um objetivo especifico. Contudo é possível agrupar mais diversas pesquisas em certos números de grupamentos amplos. Assim, Duverger distingue três níveis de pesquisa: descrição, classificação e aplicação. Já Selltizet al classificam as pesquisas em três grupos: estudos exploratórios, estudos descritivos e estudos que verificam hipóteses casuais.

2.1-Pesquisas exploratórias

Tem por objetivo desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formulação de problemas. Tem o objetivo de proporcionar visão geral acerca de determinado fato.

2.2-Pesquisas descritivas

Tem por objetivo a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relação entre variáveis. Sua distribuição por idade, sexo, precedência, nível de escolaridade, nível de renda, estado de saúde física e mental, etc. São incluídas nesse grupo as pesquisas que tem por objetivo levantar as opiniões, atitudes e crenças de uma população.

2.3-Pesquisas explicativas

Procura identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos:Envolvimento do pesquisador na pesquisa e é um Modelo clássico de pesquisa

Os pesquisadores devem ter uma atitude de absoluta neutralidade em relação ao fenômeno pesquisado. Para Skinner “a ciência é uma disposição para aceitar fatos, mesmo quando eles se opõem aos desejos”. Quanto mais as observações se afastam da realidade física, maiores as possibilidades de distorção.

2.4-Pesquisa ação e Pesquisa participante

Surge com a finalidade de possibilitar a obtenção resultados socialmente mais relevantes. O observador e seus instrumentos desempenham papel ativo na coleta, analise e interpretação de dados. Distanciam-se dos princípios da pesquisa cientifica acadêmica.

3-Etapas da pesquisa

O esquema adotado compreende nove etapas:

* Formulação do problema;

* Construção de hipóteses ou determinação dos objetivos;

* Delineamento da pesquisa;

* Operacionalização dos conceitos e variáveis;

* Seleção da amostra;

* Elaboração dos instrumentos de coleta de dados;

* Coleta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com