TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Social

Casos: Pesquisa Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O presente projeto de pesquisa descreve proposta de pesquisar a população de rua de Corumbá. O estudo visa à investigação quanti-qualitativa dos sujeitos que habitam logradouros públicos do município.

A pesquisa pretende avaliar características e modo de vida de sujeitos ou grupos que vivem sob pontes e viadutos, praças, parques ou logradouros da cidade.

É necessário reconhecer que vivemos um momento histórico desconfortável, marcado pelo fenômeno da globalização, que vem afetando muito a questão social e seu corolário de desequilíbrios, conflitos, desigualdades, exclusões. O morador de rua, sem dúvida é a expressão máxima desse processo, diante de nossos olhos, em números cada vez mais expressivos, desafiam os serviços sociais a apresentarem alternativas que possibilitem a sua inclusão.

Mas para que se possa desenvolver estratégia eficaz de intervenção junto a este segmento populacional, de caráter político, social e médico, é necessária uma avaliação mais profunda a cerca de suas características, histórias, valores, significados atribuídos, estratégias de sobrevivência, estrutura pessoal, condições de vida e saúde física e mental. Tal abordagem possibilita uma visão mais profunda e completa, pois contempla os múltiplos condicionamentos que compõem o cotidiano dessas pessoas em situação de rua. São necessários que sejam verificados os fatores que contribuem significativamente para determinar os processos que levam estas pessoas a terem a rua como estratégia de sobrevivência, o que passa pelo levantamento de dados quantitativos, mas também por análises qualitativas - envolvendo questões subjetivas - pela leitura do seu cotidiano e pelos significados a ele atribuídos, bem como por uma articulação com a realidade social mais ampla.

Pessoas que Vivem na rua, mesmo que seja temporariamente, significa uma situação de risco social e também pessoal, sendo que os sujeitos são expostos as mais variadas privações como: frio, sol, exposição ao calor, chuva, além das mais diversas formas de violência.

Gregori (2000, p. 11), confirma que “é consequência de um processo complexo de exclusão, que, na maioria das vezes, implica instabilidade e fragilidade nas relações afetivas básicas, questões relacionadas à saúde, à dignidade e ao exercício da cidadania”.

Além da produção de conhecimentos sobre o tema em estudo, subsidiam-se também propostas que tomem por base um conhecimento mais profundo das condições e motivações do público usuário, com vistas ao enfrentamento dessa problemática. O presente estudo visa de a mesma forma sistematizar alternativas metodológicas de investigação científica, contribuindo também para o acúmulo científico nessa área.

Faz-se necessária também a parceria com instituições e a integração de diversas áreas do conhecimento para possibilitar a compreensão e interpretação deste fenômeno social a fim de que se possam planejar estratégias de enfrentamento às situações de sofrimento psíquico e exclusão social a que está sujeita essa população, de forma a que as ações propostas tenham maior visibilidade, alcance e efetividade; o que passa necessariamente pela pesquisa e produção de conhecimentos.

SÍNTESE SOBRE O PROCESSO DE PARCERIA

A P.M.C. dispõe de um abrigo próprio para atender ao morador de rua ou sujeitos em situação de rua.

O abrigo disponibiliza de dormitório, alimentação e faz encaminhamento para tratamento no CAPS AD.

Esta casa oferece serviço de Abordagem de Rua (composto por uma equipe técnica que atende moradores de rua essa equipe é composta de um assistente social, pedagogo, psicólogo e motorista).

OBJETIVOS DO ESTUDO

Identificar as condições sociais das pessoas em situação de rua de Corumbá.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Possibilitar a criação de um Núcleo de Pesquisas de Pessoas em Situação de Rua

• Realizar uma recontagem do número de sujeitos que habitam as ruas de Corumbá, identificando os percentuais de crescimento no período setembro de 2011- setembro de 2012.

• Qualificar recursos humanos para melhor interpretar/intervir auxiliando a população de Rua a enfrentar as situações de exclusão e sofrimento psíquico a que estão expostas.

• Apontar estratégias de intervenção clínica e social para essas pessoas

• Gerar informações nas áreas de saúde mental e social para subsidiar ações futuras de prevenção primária.

• Conhecer significados atribuídos pela população usuária a seu viver histórico visando melhor interpretar suas representações socioculturais e afetivas.

• Apontar possibilidades de adequação de serviços para atendimento deste segmento populacional através de políticas públicas.

• Apontar possibilidades de articulações com a iniciativa privada e ONG'S.

• Aplicar o conhecimento gerado, ampliando as estratégias metodológicas de intervenção.

• Produzir conhecimentos científicos sobre a temática em estudo, alternativas metodológicas de investigação interdisciplinar e desenvolvimento de técnicas de pesquisa.

• Gerar um banco de dados sobre pessoas em situação de rua para viabilizar novos estudos e produções de conhecimento que auxiliem no deslindamento e enfrentamento desta problemática, beneficiando a população usuária.

SUJEITOS

Pessoas em situação de rua em Corumbá

METODOS

Realização de um estudo piloto para testar o instrumento e estratégias de abordagem. O instrumento é composto por questões abertas e fechadas.

Consta de três partes.

1º Etapa - Questões referentes às condições sociais, modo de vida e para detectar sofrimento psíquico para diagnosticar o uso de drogas e álcool.

2º Etapa - O mapeamento das ruas (centro, bairros) da cidade com auxilio da equipe de abordagem da P.M.C. para identificar os moradores de rua que é identificado por intermédio da visualização do próprio sujeito ou de seus vestígios, sendo mapeado de acordo com as regiões do orçamento participativo da Prefeitura Corumbá.

3ª Etapa: Depois de realizado o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com