TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de diversidade no Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Pesquisa de diversidade no Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

DIVERSIDADE

1 INTRODUÇÃO

Pesquisamos três imagens que tem há ver com diversidade histórica, diversidade lingüística e diversidade cultural.

Analisamos as imagens e construímos um texto para cada uma delas mostrando a

situação vivenciada por nossa sociedade acerca de cada diversidade.

A primeira imagem fala sobre a diversidade histórica no Brasil: mostra a historia do Brasil e sua diversidade que teve com a miscigenação, entre os povos com o processo da ocupação do continente.

A segunda imagem fala sobre diversidade lingüística; As riquezas lingüísticas que tem no Brasil, mostram a influencia que a língua sofreu entre as misturas de raças.

A terceira imagem fala sobre a diversidade cultural mostrando que o Brasil foi formado pelas misturas de povos e diversas culturas

Usamos também citações de autores para deixar o texto mais interressante.

2 DESENVOLVIMENTO

imagem 1: A diversidade histórica Fonte:educador.brasilescola.com

Ao tratar a questão da diversidade cultural, Anete Abramowicz (2006) diz que todo o brasileiro vive uma situação no mínimo, inusitada. Há o discurso de que nós somos um povo único, fruto de um intenso processo de miscigenação e mestiçagem, que gerou uma nação

Ao longo da Pré-História, o processo de ocupação do continente americano possibilitou a organização de várias comunidades no interior e na região litorânea. Entre essas culturas mais antigas, podemos destacar a presença da antiga civilização marajoara, ao norte do Brasil, e os chamados povos sambaquis, que se espalharam por diferentes regiões do litoral sudeste e sul.

Avançando no tempo, destacamos a formação das várias comunidades indígenas que se espalharam em pontos distintos do território brasileiro. Não sendo povos homogêneos, mas marcados pela pluralidade, Até o século XVI, eles foram os principais ocupantes desse vasto conjunto de terras e paisagens. Tudo isso viria a se transformar no ano de 1500, com a chegada dos europeus por aqui. Desenvolvimento das grandes navegações, os portugueses ocuparam o Brasil com a intenção de realizar a colonização das terras e, consequentemente, explorar as riquezas existentes. Sob o signo da dominação e da adaptação, os lusitanos trouxeram para cá as particularidades de sua cultura de origem e da Europa Cristã e também teve chegada de outros povos de origem européia. Espanhóis, franceses, alemães e holandeses apareceram por aqui buscando disputar as terras que estavam sendo dominadas pelos portugueses.

Muito antes que essa diáspora dos europeus, uma outra diáspora – violenta e injusta – atingiu vários povos de origem africana. Trazidos pelos portugueses, desde o século XVI, Vitimados pela exploração de sua força de trabalho, sofreram com um processo de dominação que também afetou as populações indígenas do território. Ainda assim, deixaram evidentes marcas de sua presença na identidade histórica e cultural do povo brasileiro. Entre todas essas chegadas, conflitos, desigualdades, acordos e contatos é que enxergamos a complexidade do povo brasileiro. que a unidade de nossa população. Contudo, isso fez com que o povo brasileiro fosse admirado por possuir uma variedade encontrada em poucos lugares desse mundo.

Imagem 2: A diversidade lingüística

Conforme Tarallo (2003, p. 19), a “língua falada está totalmente inserida e interligada a sociedade. Não há sociedade sem língua e nem língua sem uma sociedade para que esta se manifeste”.

Falar de diversidade lingüística e falar da riqueza cultural que representa o nosso povo e entre o seu tesouro mais precioso esta a nossa língua portuguesa se diferencia muito a ponto de nos podermos dizer de coração aberto que possuímos uma língua brasileira com seus dialetos regionais, seus sotaques, sua escrita, seu vocabulário próprio. Em cada estado sua maneira de espressar representando o calor humano e brasileiro de ser. O português que se fala hoje no Brasil é resultado de muitas transformações de acréscimos e/ou supressões de ordens morfológica, sintática e fonológica. Essas transformações passaram por três fases distintas: desde o galego-português (língua que predominou nos séculos VIII ao XIII), dissociando-se posteriormente do galego e dando, assim, surgimento ao português arcaico (séculos XIV ao XVI), que, por conseguinte, tornou-se português clássico (língua de Camões), perpassando ainda por outros dialetos até chegar ao português contemporâneo brasileiro. Quando os portugueses desembarcaram na costa brasileira, estima-se que havia aqui 1.200 povos indígenas, falantes de aproximadamente mil línguas diferentes. Além dessa diversidade étnica e lingüística, foram trazidos ainda cerca de 4 milhões de africanos de diversas culturas para trabalhar como escravos. Essa pluralidade lingüístico-cultural fortaleceu as bases da construção da identidade do português brasileiro. Isso se deu em detrimento dos interesses políticos e comerciais de Portugal, que tomara algumas medidas radicais, entre elas a proibição do uso das línguas gerais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com