TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa metodologia cientifica

Por:   •  11/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3]

Elaborado por: Carla Vitória Albuquerque dos Santos

    Jéssica Marinho dos Santos

    Marcos Alves Cabral da Silva

                    Paulo de Henrique de Britto Silva

                    Wilson de Sá Araújo

                   

RELATÓRIO

O Objetivo deste estudo foi o de investigar até que ponto o respeito ao outro e a participação na vida política são elementos que compõem a maneira de pensar de um grupo de universitários, composto por dezesseis (16) alunos, dos cursos de Administração e Design, de uma Instituição Particular de Ensino Superior – doravante denominada IPES –, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro. Para a realização deste trabalho, foram utilizadas entrevistas estruturadas, semiestruturadas e não estruturadas.

Organização e análise dos dados

No primeiro momento questionamos sobre a lei antifumo e o que as pessoas acham dela.

[pic 4]

Com relação ao gráfico 1, percebemos que 53% acreditam que a lei antifumo dá mais direitos a pessoas não fumantes, 29% acham que proíbe terceirização da fumaça, 18% afirmam que cada um faz o que quer e ninguém achou que é algo contra a liberdade ou discordou das outras opções.

Provavelmente a maioria dos entrevistados se sente privilegiado por ter sua escolha atendida, fazendo com que os fumantes tenham seus espaços limitados.

Aqui procuramos entender o que os entrevistados pensam sobre comportamentos que estão presentes no nosso cotidiano.

[pic 5]

 

No que tange ao gráfico 2, constatamos que 14% acreditam que é o direito de quaisquer pessoa, 73% afirmam que tem que respeitar o próximo, 13% diz que cada um sabe o que faz e ninguém acredita que seja um exercício de liberdade.

Possivelmente a maiorias dos entrevistados é consciente sobre viver em harmonia, respeitando seu espaço e o espaço do próximo.

A seguir, perguntamos qual o posicionamento do entrevistado sobre o projeto de lei da terceirização, a PL4330, que está em discussão no Congresso.

[pic 6]

Quanto ao gráfico 3, percebemos que 6%  dos entrevistados são a favor da aprovação da lei da terceirização; 23%  não souberam se posicionar por falta de embasamento sobre o assunto e 71% se posicionaram contra a aprovação do PL4330.

Com isso percebemos que, provavelmente, a maioria dos entrevistados tem conhecimento sobre o projeto de lei da terceirização e se posiciona contra a aprovação da lei por crer que os trabalhadores perderão importantes direitos, já outros preferem ter mais informações antes opinar por desconhecerem do que se trata.

Aqui, questionamos sobre a opinião dos entrevistados em relação a lei da diminuição da maioridade penal.

[pic 7]

No que tange ao gráfico 4, constatamos que 56% dos entrevistados acreditam que, com a lei aprovada, o número de assaltos e a violência no país vão diminuir, já 31% diz que é contra por acreditar que um grande investimento em melhoria na educação seria a melhor solução; e tem aqueles, 13%, que ficaram imparcial ao assunto.

Provavelmente a maioria acredita que a violência é liderada pelos menores de idade e veem em sua prisão uma forma de diminuir esse aspecto vivido hoje pela sociedade enquanto outra parte acha que uma criança com incentivo ao estudo não seguiria o caminho do crime.

As próximas perguntas feitas aos entrevistados foram respectivamente sobre sua idade e sexo.

[pic 8]

No que se refere ao gráfico 5, percebemos que  50% se encontram na faixa etária de 20 à 25, 31% estão com idades entre 25 e 30; e 19% tem mais de 30 anos.

Possivelmente a maioria dos estudantes se encontram no período inicial da vida adulta.

[pic 9]

Já no que se refere ao sexo, tivemos 50% representando os homens e 50% do sexo feminino.

Possivelmente há igualdade no resultado do questionário apresentado, visto que houve oportunidade para os dois sexos expressarem suas opiniões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (237.6 Kb)   docx (177.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com