TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e gestao em serviço social

Por:   •  22/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.036 Palavras (13 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - POLO NOVO HAMBURGO/RS

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Alexandre Mendonça -394219

Marta Aline Amaral da Silva – 387856

Vera Vaz - 403105

                                                                                                                         

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ATPS:

TUTOR PRESNCIAL: André Michel dos Santos

                                                                   

Novo Hamburgo, 10 de Junho de 2014.

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo fazer uma comparação do desenvolvimento econômico dos países do agrupamento Brasil-Rússia-índia-china-Africado sul (BRICS) assim evidenciando tais países desse bloco na economia mundial. Também mostrar os principais indicadores e mais usados para se medir e classificar o desenvolvimento de um país.

O estudo do desenvolvimento econômico e social constitui um dos componentes essenciais para a visualização de cenários econômicos regionais, ao verificar indicadores e condições locais. Onde esse trabalho também vem mostrar os índices regionais onde se localiza  a sede da anhanguera(polo de apoio presencial) no município de novo Hamburgo/rs.

Palavras chave: desenvolvimento econômico, países do BRICS, cenários econômicos.

Abstract:

This study aims to compare the economic development of the countries of the Brazil-Russia-India-China-South affricate (BRICS) grouping evidencing such countries that block the global economy. Also show the key indicators and more used to measure and rank the development of a country.

The study of social and economic development is an essential component for the visualization of regional economic scenarios, indicators and to verify local conditions. Where this work also goes to show the indexes where the seat of the anhanguera (polo-face support) in the city of New Hamburg / rs.

Keywords: economic development, BRICS, economic scenarios.

INTRODUÇÃO:

 Neste trabalho iremos dissertar sobre a disciplina de desenvolvimento econômico produzindo um artigo cientifico, onde o grupo teve condições de comparar perspectivas de desenvolvimento entre países e entre alguns autores. Também fazer a comparação de aspectos das economias e analisar outros dados e indicadores dos países do BRICS( Brasil, Rússia, Índia , China e África do Sul)

Desenvolvimento econômico não é somente o crescimento da produção, mas também abrange o significado de aspectos qualitativos presentes no próprio processo. Um desenvolvimento econômico de qualidade é aquele que visa uma distribuição igualitária e justa de seus frutos, que propicia a redução da pobreza, que eleva o poder de compra do salário do trabalhador, melhores condições de trabalho e moradia, além da ampliação dos benefícios sociais.

A renda nacional deve ser corrigida pelo índice de preços de bens e consumo e bens de capital. Quando o desenvolvimento atinge um índice superior ao do demográfico, a renda per capita tende a aumentar. Nesse momento iremos complementar esse artigo com alguns índices criados para trabalhar com o desenvolvimento de um país, cidade etc...

Desenvolvimento:

O Desenvolvimento econômico ocorre quando a renda real de um país, proveniente de atividades produtivas, aumenta no decorrer de um determinado período de tempo. Quando falamos em renda nacional, referimo-nos ao produto total de um país, relativo a bens e serviços finais.

No inicio da industrialização no Brasil trouxe consigo muitas mudanças e também muitos desafios para a sociedade, pois se deu em um momento pós-crise e abolição do trabalho escravo. Sendo a assim o pais teve que assalariar esses trabalhadores que agora eram livres e podiam trabalhar onde bem quisessem. Com essa era de industrialização tinha muito trabalho disponível, pois o país crescia muito rápido e era preciso abastecer de certa forma esse mercado. Com a chegada da primeira grande guerra mundial trouxe muitos infortúnios para os industriários da época, pois deixaram de produzir e exportar por um longo período o que acarretou muitas despesas, e chegando o final dessa guerra  as potências industriais retomaram sua vida econômica, na ânsia de preencher os campos vazios que haviam deixado.  

Em 1929, sobreveio a grave crise do sistema capitalista, que, de certa forma, relaciona-se à terceira fase, iniciada em 1930, com a revolução. Nessa fase, a industrialização ganhou corpo e se firmou. Em virtude disso, formou-se um mercado verdadeiramente nacional para a indústria, em razão da quebra de barreiras entre as distintas unidades da federação, que facilitou a livre circulação de mercadorias, levando à fusão dos mercados isolados e locais.

Podemos observar que a economia do Brasil crescia a cada novas mudanças que eram implantadas por conta do crescimento,  além do mais, a construção de portos, ferrovias e rodovias, nesse período, integrou fisicamente as regiões dispersas. Como sabemos a industrialização não chegou a todos os lugares do Brasil, ficou concentrada mais em são Paulo.

A seguir iremos conceituar alguns dos principais  e mais usados índices de desenvolvimento, utilizados para medir e também para orientar o processo de crescimento de um país.

O índice de desenvolvimento humano (IDH)

O índice de Desenvolvimento humano (IDH) foi desenvolvido em 1990 pelo economista Mahbub ul haq, com a colaboração de Amartya Sem, para ser uma ferramenta a mais para aferir o avanço do bem-estar de uma população. Desde 1991, vem sendo atualizado e divulgado pelo programa das nações unidas no seu relatório anual e publicado em mais de cem países.

Trata-se de um índice que se contrapõe a outro indicador muito utilizado, o produto interno bruto (PIB) per capta, e que procura considerar não apenas a dimensão econômica, mas outros aspectos que influenciam a qualidade de vida humana.

O IDH varia de 0 a 1 e representa uma medida conjunta de três dimensões do desenvolvimento humano:

1)        A renda, medida pelo PIB per capta, corrigida pelo poder de compra da moeda de cada pais;

2)        A longevidade, medida pelos números de expectativa de vida ao nascer;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (192 Kb)   docx (64.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com