TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Contas

Artigos Científicos: Plano De Contas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  4.945 Palavras (20 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 20

Plano de Contas

1- O QUE É PLANO DE CONTAS

Plano de contas é um conjunto de normas que visa estabelecer tudo o que diz respeito as contas a serem adotadas nos registros contábeis de uma empresa ou entidade. É o ordenamento de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa. É necessário demonstrar durante todas sua extensão o título da conta, a classificação, a função, o funcionamento e o relacionamento entre as contas ou grupos entre si, seus registros, seus códigos e suas derivações.

Cada empresa deve ter seu próprio plano de contas e não importar (copiar) de outras. Isto devesse a grande diferença na forma com que as empresas se organizam em todos os aspectos.

Ele serve para padronizar os registros contábeis, de modo que se houver rotação de profissionais contábeis não ocorrerá perigo de nomenclaturas diferentes para uma mesma operação. Ele é numerado ou codificado de forma racional pra facilitar a contabilização que pode ser mecânica ou eletrônica.

O plano de contas possui partes que são essenciais na sua estruturação e composição, são elas:

1. elenco das contas

2. função das contas

3. funcionamento das contas

4. regulamento e convenções

O elenco das contas é a primeira parte do trabalho. É quando se titula as contas podendo dar codificações ou não. Aquelas que possuem codificação são chamadas de complexas sendo estas mais racionais e técnicas. As que não possuem codificação são chamadas de simples.

Um fato interessante é que o elenco necessita ser maleável para que novas contas possam ser inseridas se necessário for.

A função de uma conta é a sua ação, para que serve, qual a papel que desempenha na escrituração, explicação do objeto da conta, ou, ainda, a expressão descritiva da natureza dos fatos registráveis.

Para facilitar o trabalho de elaboração o elenco deve conter contas de função bem definida como exemplo temos: as contas de caixa, bancos, clientes, fornecedores, estoques, compras, vendas, despesas etc. . uma característica importante é organizar o elenco em ordem alfabética, afim de facilitar a procura da conta desejada.

O funcionamento da conta é um relacionamento de uma conta com outras demais, evidenciando como se comporta diante de seu objetivo. Demonstra como se debita a conta, como se credita, qual é a natureza do saldo, quais as outras contas que normalmente estabelecem contato com ela. Ele é uma peça que raramente se observa nos planos de contas em geral, isto porque, na maioria, o sentido excessivamente utilitário de muitos elaboradores suprime esta peça.

Não podemos esquecer de um fato importante que pode ocorrer no plano de contas que é o grau da conta. Ele é uma análise, de modo que a dependente tenha sempre classificação inferior com relação à principal. O grau é uma medida de dependência na análise das contas. A quantidade de graus considerada máxima para se obter um bom plano de contas é de 2 a 3.

Um plano de contas para ser considerado bom é aquele elaborado rigorosamente dentro das normais técnicas e em prefeita coaduação com as necessidades da empresa. É de grande necessidade que o plano de contas possua:

- adaptabilidade às necessidades da empresa.

- unidade técnica de nomenclatura e de funcionamento.

- clareza e fácil acesso.

- flexibilidade.

- precisão e exatidão, dentro dos princípios e conceitos da contabilidade.

Cada empresa deve possuir seu próprio plano de contas, onde este ao ser elaborado atenderá as necessidades da empresa. É evidente que o plano de contas de uma empresa não se encaixa perfeitamente em outra empresa. Portanto, não é recomendado copiar plano de contas, pois ao invés de ajudar dificultará o trabalho.

1.1- Planos Especiais

Tais planos visam atender parte de uma gestão patrimonial, apurações isoladas relativamente a períodos de tempo ou a centros de operações. Eles são sempre derivados dos planos elementares ou básicos e visam apresentar análise ou apurações de caráter especial. O objetivo é aliviar o plano de contas geral de funções que não lhe são peculiares. As grandes empresas possuem planos especiais para facilitar o plano geral.

A principal utilidade do plano de contas é a de servir de meio de orientação na escrituração contábil, possibilitando a unidade de trabalho e protegendo a empresa contra os erros naturais motivados pela ausência de sistematização. Ele é uma peça básica de orientação, um roteiro de grande valor. Possui ainda a grande virtude de facilitar a transmissão de serviços e o controle deles.

É notório ressaltar que o plano de contas não é uma tendência moderna, como pode aparecer; já existia há mais de três séculos, embora sob outro aspecto. Entretanto, constitui hoje uma tendência moderna a quase obrigatoriedade técnica da elaboração dos planos de contas para nortear as escriturações contábeis nas empresa e entidades.

1.2- Estrutura do Plano de Contas

A estrutura do plano de contas evidencia-se de forma bem clara no Elenco das Contas. De acordo com a estrutura, pode-se medir a unidade técnica do Plano, a estrutura evidencia o critério seguido para a classificação ou grupamento das contas e, por conseguinte, traça diretrizes para a função e funcionamento das contas.

Os principais critérios empregados, ou seja, aqueles que podem ser considerados como Básicos, são os seguintes:

1-Estrutura com base no ativo e no passivo

2-Estrutura com base em diversos grupamentos de contas

Contas do ATIVO são todos os investimentos feitos pela empresa, que se evidenciam pelas contas que, pela sua natureza, apresentam saldo DEVEDOR.

Contas do PASSIVO são contas onde todas as origens ou fontes dos investimentos na empresa, que se evidenciam pelas contas que, pela sua natureza, apresentam saldo CREDOR.

As contas classificadas como integrais formam o grande sistema e manifestam-se através do Ativo e do Passivo; já as diferenciais formam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com