TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plastico

Trabalho Universitário: Plastico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Olá hoje vamos aprender um pouco sobre o Plástico, a seguir algumas perguntas para ficarmos mais informados sobre esse material;

Como é feita a coleta do Plástico?

• No Brasil não há uma coleta adequada do plástico, geralmente ele é descartado junto com outros resíduos. Em alguns lugares vemos lixeiras coloridas que discriminam a distribuição adequada dos residos como podemos ver na imagem abaixo :

Porém como já citado são poucos os lugares corretos para descarte do lixo.

Um dos plásticos mais reciclados no Brasil, é as garrafas Pets que são 100% recicláveis,

No Brasil o processo usado para reciclagem desse plástico e o mais comum é o mecânico , esse processo requer em media apenas 30% da energia energia necessária para a produção de matéria-prima.

Curiosidades:

• 68% de todo refrigerante produzido no país é embalado em garrafas PET.

• A embalagem monocamada de PET, já utilizada por países como EUA e França, é aquela que permite que o PET reciclado entre em contato direto com alimentos e bebidas. Essa tecnologia é conhecida pela sigla URRC e é capaz de discontaminar PET pós consumo através de um sistema de superlavagem que assegura ao reciclado o mesmo nível de limpeza da matéria prima vrigem. No Brasil, ainda não há previsão para a fabricação desse tipo de embalagem multicamada de PET, ou seja, aquela que se assemelha a um “saunduiche”composto” de 3 camadas, sendo 2 de plástico reciclado, que nunca entra em contato com o alimento.

Fonte: CEMPRE

Qual legislação que o controla?

• LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Como é reaproveitado?

• O plástico pode ser reaproveitado através de três tipos diferentes de processos: Reciclagem Energética, Reciclagem Química e Reciclagem Mecânica. No Brasil, usamos a reciclagem Mecânica que tem como vantagem o melhor custo e mantém uma boa qualidade do produto. Abaixo temos um exemplo de como é feito a reciclagem do plástico;

Qual o destino do Resíduo?

• Os resíduos plásticos podem vir a ser novamente utilizados através do processo de reciclagem sendo novamente uteis.

Qual é o impacto causado pelo Plástico?

• O plástico usado corretamente pelas pessoas trás diversos benefícios, porém quando não usado corretamente ele causa grande impacto, principalmente no meio ambiente, temos como exemplos as enchentes causadas pela poluição de plásticos nos esgotos, as sacolas plásticas e garrafas PET que são descartadas nos mares e rios que por fim acabam sendo ingeridas por peixes causando sua morte e sem contar a emissão de CO2 que é causada pelo plástico quando descartado incorretamente, tudo isso causa grande impacto no nosso meio ambiente.

Exemplo de poluição no Meio Ambiente:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com