TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica

Trabalho Universitário: Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

SERVIÇO SOCIAL

DESAFIO PROFISSIONAL

FAMÍLIA E SOCIEDADE & SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO

ALUNA SILVANIA CLAUDIA DOS SANTOS RA 332325

TUTORA EaD:

2015

Famílias:configurações e realidade social.

Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar. A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações.

A família é a primeira e mais importante instituição social à qual o individuo faz parte. O modelo de família mais conhecido pela sociedade é o Nuclear: Pai, Mãe e Filhos, onde o pai é o provedor e a mãe a cuidadora. Mas, com o crescimento do capitalismo industrial no seculo XIX, Família é uma instituição,onde os indivíduos nelas presentes aprendam a se comunicar com o mundo e constrói a autoimagem a partir de como é vivida e organizada,por aí começamos a entender o verdadeiro significado do mundo.Nos estudos sobre família exige muita atenção,pois ela está em constante mudanças.Aumentou muito a expectativa de vida,assim proporcionando maior convívio entre os membros,possibilitando aos mais velhos a participarem mais da vida de seus netos e bisnetos e as vezes até fazer papel de bisavós,avós e pais.

No Brasil, em um passado não tão distante

predominava o modelo de família nuclear, porem devido principalmente ao capitalismo, a globalização e o surgimento de novas tecnologias, a família vem passando por mudanças significativas, como o ingresso da mulher no mercado de trabalho, desde então a mulher tem ocupado cada vez mais cargos remunerados, e muitas vezes elas tem sido as únicas provedoras das suas famílias (Família Monoparental), as relações conjugais encontram-se cada vez mais delicadas e o numero de filhos passou a ser reduzido.De acordo com a com os estudos, o Serviço Social foi inserido dentro das instituições seja ela Familiar ou não, para conter os conflitos sociais emanados da classe trabalhadora. Conflitos esses que apresentaram à sociedade industrial a questão social pois, foi quando a mulher foi inserida no mercado de trabalho surgiram controvérsias. No contexto histórico da profissão, juntamente com a expansão industrial, houve a necessidade de estes profissionais atuarem com os trabalhadores e suas famílias na coerção social e ideo-cultural, na manutenção da ordem e da moral.

Matricialidade Sociofamiliar

A família é responsável pela relação dos seus membros com a sociedade e fundamental pela proteção social nas sociedades capitalistas. O conceito de família já não tem o mesmo ligamento que se acreditava,hoje a situação econômica,social,hábitos,costumes e avanços da ciência e da tecnologia têm, mudado os traços consanguíneos ,afetivos ou de solidariedade.

No Brasil existem legislações específicas da Assistência Social – Estatuto da criança e do adolescente -ECA ,Estatuto do Idoso e na LOAS que garantem a “família,base da sociedade,tem especial proteção do Estado”(art.226 da Constituição Federal do Brasil) garantindo o artigo 16 da declaração dos direitos humanos que traduz a família como sendo o núcleo natural e fundamental da sociedade,e com direito à proteção da sociedade e do Estado.Cada dia é mais evidente a desproteção das famílias,com isso a ação da Assistência Social é feita de acordo com as necessidades da família e de seus membros,assim garante a sustentabilidade para a família se proteger,promover e incluir na sociedade.

Os estudos sobre a população e suas condições apontam que as mudanças que estão ocorrendo nas famílias contemporâneas,como famílias menores,monoparentais

se deem pelas transformações relacionadas à ordem econômica,à organização do trabalho,à revolução na área da reprodução humana,dentre outras.Com essas transformações iniciou um andamento de fragilização dos relacionamentos familiares e comunitários deixando as famílias desprotegidas.A fragibilidade das famílias à pobreza está ligada ao conjunto de características,organização familiar,competência dos indivíduos.O grau de fragilidade vem só aumentando e assim aumentou o número de famílias que resolveram prosseguir com difíceis relações entre os membros para sobreviverem.

Essa visão de análise reforça a importância do sistema da Assistência Social na segurança do cidadão associada ao método da universidade,considerando a diferença socioculturais das famílias,que são movidas por classes estáveis,que coagem a solidariedade que resultam em desigualdades.A Assistência Social possui papel fundamental na libertação destes enquanto dependentes públicos.O direito,sobre a ajuda de benefícios está ligada em sustento do beneficiário e de sua família,isso é feito dependendo da necessidade de cada família.

O assistente social age no ponto central de cada família de acordo com que cada uma necessita.A Seguridade Social é um sistema público de proteção dos cidadãos,segundo a legislação produzida,os direitos e deveres e as contribuições efetuadas notadamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com