TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica De Saude

Trabalho Universitário: Politica De Saude. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................8

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Analisaremos o quanto o Serviço Social está interligado aos diversos setores da sociedade. Seu objeto encontra-se na questão social e no conjunto das expressões da desigualdade social, econômica e cultural, bem como os problemas advindos da sociedade capitalista e da contradição entre o capital e o trabalho, bem como na sua ação junto às políticas sociais.

O presente trabalho visa contribuir para uma reflexão crítica a respeito das contradições, e os seus desafios posto pela desigualdade social e direito na sociedade brasileira

Abordaremos também, as causas e as formas para enfrentamento da questão social, econômica, política, cultural, etc, e na elaboração das politicas sociais, como forma de solução e adequação da questão social junto a sociedade, visto que esse problema não é de exclusividade do Assistente Social.

2 DESENVOLVIMENTO

A classe social nada mais é que a divisão de pessoas feita a partir do seu status social e de outros fatores ligados a ele. É consequência da forma com que as pessoas viviam desde o período da Idade Média quando havia os estamentos, concepção de divisões sociais, onde os senhores feudais e o clero eram “os indivíduos da classe alta", os servos “os indivíduos da classe baixa, porém adaptadas à situação do seu momento histórico.

Hoje podemos analisar nas grandes capital brasileira que enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social, a desigualdade e claramente notada em organizações a diferença entre pessoas de classes sociais altas e baixas. São pessoas muito bem vestidas, atualizadas e portadoras de grande conhecimento em oposição a pessoas mal instruídas que somente conseguem respeitar ordens, sem ao menos poder opinar sobre o resultado do trabalho a ser destacado, por falta de conhecimento. Dessa forma, pessoas que não conseguem estudar e melhorar suas condições de vida infelizmente torna-se cada vez mais atrasadas, resultando na dificuldade em conseguir emprego e renda, em contrapartida, as pessoas com grau de instrução melhor tende a cada dia mais se atualizar e renovar seus conhecimentos, fazendo com que suas oportunidades sejam mais amplas. É o que diz o velho ditado popular: “O rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre.”.

A chegada do capitalismo fez com que as diferenças entre pessoas ficassem em evidência, pois as pessoas que tinham condições para estabelecer ordens e possuir funcionários compunham a classe alta enquanto aqueles que recebiam e executavam as ordens preenchiam a classe média e baixa de acordo com seu grau de instrução e de salário.

Quanto mais aumenta a população, mais tem aumentado a desigualdade social, com o aumento do número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. No Brasil, essa tendência tem sido combatida com programas governamentais levados a efeito a partir do século 21, mas a distância ainda é muito grande, pois por séculos tem sido dada pouca ou nenhuma atenção ao problema. A desigualdade não será superada enquanto não houver melhora na educação e no preparo para a vida, com a compreensão do funcionamento da natureza e o devido respeito a ela. A falta de cuidado e respeito, as agressões, a destruição da floresta natural de forma arbitrária, a ocupação desordenada do solo, a destruição das espécies, a caça predatória, tudo leva à decadência ambiental e psicossocial. Além de possibilitar a melhora das condições materiais, as novas gerações precisam querer alcançar a melhora geral, como seres humanos de valor que buscam a evolução integral, e não apenas o atendimento das necessidades básicas. É possível mudar este quadro atual no meio da nossa sociedade, tentando buscar melhorias para ser aplicadas em cada etapa deste sistema, mas, para que tudo isto seja possível é preciso que as pessoas possam se conscientizar de como poderá funcionar com mais eficácia todo este sistema e buscar uma solução para pelo menos tentar acabar com todos os problemas para que articulados possamos tentar reverter este quadro, desta forma, trazer dias prazerosos para nosso cotidiano.

O sistema capitalista não só foi válido por um tempo considerável como foi, de longe, mais poderoso e dinâmico do que qualquer outro sistema. Mas existe um limite para isso e esse sistema está se tornando cada vez mais destrutivo. E esse é o grande problema que os movimentos políticos e sociais terão de enfrentar, a separação da política das dimensões sociais e econômicas. Isso é parte do capitalismo, agrupar essas três dimensões. Se, no passado, o agrupamento dessas dimensões funcionou e possibilitou transformações econômicas violentas, além de transformações políticas, hoje já não surte efeito. E é por isso que quando as demandas desses movimentos sociais chegam aos parlamentos nada ocorre, no círculo de decisões políticas já existe uma inércia e as limitações herdadas do passado.

Dificuldade de acesso das populações serviços públicos.

Um dos assuntos que gera mais discussão é a precariedade da saúde. A superlotação dos hospitais, a falta de atendimento e materiais nos hospitais e postos de saúde é o que ocorre com frequência. Atualmente o descaso toma conta desses locais, muitos têm que esperar horas por atendimento e quando finalmente são atendidos, às vezes são tratados com pressa e com desdém. A saúde publica é a base de uma sociedade, pois é ela que cuida das condições de saúde da população, é através dela que há os medicamentos e diagnósticos de doenças e infecções que afetam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com