TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Economica

Monografias: Politica Economica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Este portfólio terá a finalidade de explanar alguns assuntos que influenciam no cotidiano da sociedade brasileira. Algo que mexe com a situação econômica do país. Que quase sempre chega ao cidadão de surpresa. Serão explanados de um jeito simplificado os assuntos relacionados à política econômica no Brasil. Irão ser abordados os seguintes temas: Mudanças políticas e Econômicas, Microeconomia e Macroeconomia e a Carga Tributária Brasileira.

2 MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS

A política econômica consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países. Estas ações são executadas pelos agentes de política econômica, o governo e Banco Central.

Durante sua História, o Brasil passou por vários Governos com variados programas de política econômica. Mas, no geral, todos os Governos realizam investimentos no desenvolvimento do país de forma constante, programados pelo Orçamento Anual da União. Porém, alguns programas ficaram mais famosos.

Um exemplo de política econômica bem sucedida no Brasil foi o famoso Plano de Metas, do presidente Juscelino, executado entre 1956 e 1960. Este plano incentivou a indústria automobilística, a abertura de estradas e criou Brasília, entre outros acontecimentos.

Posteriormente, nos anos 70, os governos militares ficaram famosos por incentivar o desenvolvimento do país, com diversos investimentos em infraestrutura (abertura e asfaltamento de milhares de quilômetros de estradas, construção de usinas de energia como Itaipu e outras, a Ponte Rio Niterói, aeroportos, portos, criação do Proálcool e da Telebrás etc.).

No Governo FHC (Fernando Henrique Cardoso), o Plano Real levou ao controle da inflação, ao controle dos gastos públicos desenfreados através da implantação da Lei de Responsabilidade Fiscal, também incluiu a privatização de empresas estatais ineficientes, alavancando melhorias no Brasil. Houve investimento na duplicação de rodovias incrementando a economia nordestina. FHC também asfaltou rodovias de terra da Região Norte, para melhorar a economia e a integração nacional.

Já o Governo Lula lançou, em 2007 foi anunciado, no Brasil, o PAC ( Programa de Aceleração de Crescimento) que é um programa do Governo Federal englobando um conjunto de políticas econômicas que se destinam a acelerar o crescimento econômico do país e até hoje está em andamento.

3 MICROECONOMIA

A microeconomia é uma medida econômica que tem como intuito de solucionar problemas de alocação da escassez de recursos para uma série de possíveis fins. Neste desdobramento deve-se levar em conta o comportamento econômico do consumidor, das empresas, da distribuição da produção entre outros.

A microeconomia dentro da moderna teoria econômica é considerada a base, pois ela estuda modelos de comportamento dos agentes econômicos e suas relações fundamentais e também procura analisar o mercado e alguns mecanismos que possa estabelecer preços relativos entre produtos e serviços, fazendo o possível para alocar de modo alternativo os recursos de que dispõe determinados indivíduos dentro da sociedade.

A microeconomia influencia o mundo dos negócios, pois leva em consideração o preço dos produtos finais e dos fatores de produção. Pois em um mundo globalizado a ocorrência de algum desequilíbrio, independente de qual seja, pode influenciar na economia. Fazendo com que a o setor contábil entre em uma situação emergencial.

4 MACROECONOMIA

A macroeconomia estuda as medidas e observações de uma economia regional ou nacional. Abordada no âmbito geral a política macroeconômica adotada pelo Governo visa afetar agregados econômicos, como o crescimento da economia, inflação, desemprego, balanço de pagamentos e distribuição de renda para formular tomadas decisões de política econômica.

A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:

• Mercado de Bens e Serviços: determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.

• Mercado de Trabalho: admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.

• Mercado Monetário: analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.

• Mercado de Títulos: analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.

• Mercado de Divisas: depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com