TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas

Projeto de pesquisa: Politicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Na década de 90 do século XX, onde ficou marcando alguns fatos, principalmente no que se refere ao período de “contra-reforma” do Estado democrático de direito, e apresentando a conjuntura brasileira vivendo a transição do Estado ditatorial para a implementação democrática, seguido de uma série de transformações sócio-históricas, em decorrência dos processos de reestruturação produtiva e gerencial empresarial, de desconstituição da classe trabalhadora que ficou fortemente marcado pela questão social e por suas expressões

Apesar dos direitos sociais terem sido conquistados apenas no século XX, de acordo com a ordem cronológica dos direitos de cidadania, algumas leis que se voltavam para a proteção social surgiram de longa data. Mostra que "os direitos sociais são os que permitem ao cidadão uma participação mínima da riqueza material e espiritual criada pela coletividade” e que eles são definidos historicamente como resultado de lutas sociais, mais mesmo assim os direitos sociais foram negados, sob alegação de que estimulariam a preguiça, violariam as leis do mercado e impediriam os homens de se libertarem do poder estatal autoritário e paternalista.

No Brasil, a assistência incorporou toda sua constituição no critério de inaptidão ao trabalho. E sobre esse assunto, nos remete todo o nosso desenvolvimento social e econômico.

2 DESENVOLVIMENTO

Os deficientes sofrem um grande preconceito, pois não são entendidos e posteriormente são pré julgados de incapacidade de exercer funções em empresas como também na sua vida diária.

O que podemos definir como deficiência? Nome dado a perca completa ou incompleta dos movimentos do corpo humano, existe vários tipos de deficiências porém são divididas em duas classes: deficiência física e deficiência mental, um ser humano pode adquirir mas de uma deficiência, em todos os casos é necessário um acompanhamento médico, para ser feitos procedimentos de tratamentos para amenizar a situação e trazer melhorias para a vida dos portadores.

Os deficientes são excluídos de forma brutal da sociedade, não os permitindo ter o acesso as práticas adotadas pelas pessoas que não possuem deficiências. Em 24 de Outubro de1989, foi criada uma lei para melhoramento e igualitar os portadores a sociedade, deste ano para cá foi geradas novas leis para melhorias dos portadores.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, 80% das pessoas com deficiência nos países em desenvolvimento estão desempregados. E 20% estão trabalhando em empregos precários com baixos salários, não qualificados de pouca importância ou sem nenhuma proteção social.

Ou seja os portadores de deficiência não tem os mesmos direitos que os não deficientes tem, os acessos as oportunidades trabalhistas, com boas remunerações. Os portadores devem ser tratados de forma igualitária, que o direito a igualdade, ao respeito e a vida seja como uma prímicia adotada e praticada para se obter um bem estar garantido, garantido a justiça a dignidade para todos.

Os deficientes devem ser vistos como seres humanos, sujeitos as mesmas situações das demais pessoas que não possuem a deficiência, contudo tendo garantias aos seus direitos pessoais toda segurança necessária. Eles existem! A variedade de pensamentos formados a essas pessoas fazem com que a descriminação e o preconceito venham aflorá a cada dia em nosso meio, um verdadeiro absurdo, pois eles são pessoas que devem ser tratados com respeito e dignidade.

Isso mostra que a desigualdade social é um problema no qual infelizmente a cada dia vem crescendo se focando no dia a dia, cada vez crescendo está como uma cartão postal para o nosso país e também para o mundo, esses níveis de desigualdade estão cada dia aumentando nos países com pouco desenvolvimento, nosso Brasil por mais rico de culturas que tenha infelizmente é um lugar onde há muitas descriminações.

Devido a falta de conhecimento adequado podemos dizer que muitas pessoas com crenças e pensamentos formados, fazem torna-se difícil a convivência entre pessoas não portadoras e portadores de alguma deficiência, havendo desentendimentos freqüentes, muitos portadores tem sua imagem denegrida pela população, perdendo seu respeito é muito comum vermos pessoas com algum tipo de deficiência sofrendo agressões verbais ou físicas, sofrendo o assédio em lugares públicos como praças, shoppings, supermercados, escolas, universidades, hospitais, como também em lugares privados como empresas.

São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com