TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Especiais

Trabalho Universitário: Politicas Especiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente, refletir sobre a discriminação racial se tornou um fator relevante para o Serviço Social, as mudanças de paradigmas que historicamente foram se conformando até que se chegasse à configuração atual de Estado e Sociedade.

Desta forma, para melhor compreender a atual conjuntura que envolve uma sociedade marcada pelo pluralismo e a luta de minorias pelo direito à diferença que resulta na construção e institucionalização e políticas especiais onde faz-se necessário o estudo e a compreensão das mudanças de paradigmas que historicamente foram se conformando até que se chegasse à configuração atual de Estado e Sociedade. E com este intuito iremos abordar os principais aspectos estudados das diferentes discriminação.

O negro não está ausente apenas dos meios de comunicação em geral, mas também não comparece como uma entidade importante da vida nacional. O mesmo acontece nas novelas, nos filmes e nos comerciais de TV onde a sua presença não se dá de forma qualificada e na dimensão correta.

Na relação alunos-agentes educativos(diretores, coordenadores, inspetores) é marcada por autoritarismos e visões estereotipadas que pode afastar o aluno negro da escola.

Conforme Luck (2000, p.16), “o diretor deve ser um gestor da dinâmica social, um mobilizador, um orquestrador de atores e um articulador da diversidade para dar-lhe unidade e consistência, na construção do ambiente educacional e na promoção segura da formação dos seus alunos”.

A história narrada nas escolas é branca, a inteligência e a beleza mostradas pela mídia também o são. Os fatos são apresentados por todos na sociedade como se houvesse uma preponderância absoluta, uma supremacia definitiva dos brancos sobre os negros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com