TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Especiais

Por:   •  6/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

POLO DE PASSO FUNDO - RS

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL, DISCIPLINA DE PROJETO DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

AUTOR(ES) – NOME E RA

O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

TUTORA A DISTÂNCIA JOSI

PASSO FUNDO - RS

2014

AUTOR(ES) – NOME E RA

TÍTULO DA ATIVIDADE (PROJETO DE PESQUISA)

Atividade Avaliativa  apresentada ao Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera-Uniderp, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina.............................................

Orientador: NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA

LOCAL (CIDADE/ ESTADO)

ANO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1        RESENHA .        4

2        PROBLEMA  DE PESQUISA        5

3        JUSTIFICATIVA        6

4        METODOLOGIA        

7        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9

ANEXO....................................................................................................................................10


INTRODUÇÃO 

A família é o alicerce da sociedade, porém vários fatores colaboram para desvirtuar seu conceito tradicional.  O relato de violência contra crianças tem sido constante na história das civilizações, grande parte em virtude da estruturação da sociedade patriarcal, onde crianças e mulheres eram consideradas cidadãos de segunda classe, e onde a violência doméstica era vista como forma de disciplinar esposa e filhos.

Além disso, historicamente as práticas educativas tem se alicerçado no castigo físico, prática aceita e até estimulada por grande parte da sociedade, em todas as camadas sociais. A preocupação com relação ao abuso e negligência originou-se com a redefinição dos conceitos de educação ocorrida na última década principalmente.

A grande dificuldade encontrada é a falta de confirmação da prática agressora, que acaba escondendo a violência no núcleo familiar. Isso ocorre porque os denunciantes não querem se envolver preferindo permanecer no anonimato, dificultando a obtenção de detalhes que confirmem a agressão. Nessas circunstancias os conselhos tutelares e as redes de proteção são fundamentais para a averiguação e confirmação dos maus tratos.

A maior parte dos casos de maus tratos é cometida contra crianças e adolescentes do sexo feminino, já o abuso físico é mais comum em vítimas do sexo masculino, ao passo que a violência sexual é mais comum entre as meninas. E por mais espantoso que pareça, na maioria dos casos os pais são os principais agressores.

Diante disso é importante que a questão dos maus tratos contra crianças e adolescentes seja reconhecida oficialmente como problema público, pois somente assim torna-se possível usar os vários níveis de informação e entendimento especializado no combate a violência doméstica. Além disso, existem centros de referencia especializados, que trabalham com a interdisciplinaridade para um bom atendimento e recuperação das vítimas de violência.

Crianças e adolescentes vítimas violência, além do sofrimento físico, estão mais propensas a desenvolverem transtornos psicológicos, como estresse pós-traumático, ansiedade, depressão, transtornos alimentares, hiperatividade ou déficit de atenção e transtorno de personalidade. Estudos apontam que crianças e adolescentes abusados possuem maior risco de cometerem suicídio na idade adulta, eu de se tornarem agressores, reproduzindo o comportamento dos seus próprios agressores.


1 RESENHA: A Preponderância do Pensamento Cientifico

Uma das formas de produção do conhecimento é a Ciência. Ela está alicerçada em provas e evidências. Isso quer dizer que ciência é tudo que se pode provar. No entanto ainda é visto como algo oculto, longe da realidade. Cabe ao Método Científico abordar a realidade e aceita-la como sendo a melhor forma de se chegar à verdade.

No senso comum, ciência produz conhecimento objetivo, ou seja, aquele que independe das opiniões retrata a realidade e não de opiniões a respeito de um sujeito ou grupo social. O conhecimento científico então se impõe a todos. Na perspectiva da Ciência só se produz conhecimento científico através de contribuições teóricas de outros autores, que dialoguem sobre o mesmo tema.  

O conhecimento científico, por sua vez, inclui o levantamento de hipóteses, possibilidades de explicação a respeito de um fenômeno, ou dicas fornecidas por autores que colaboraram na construção de uma pesquisa. Pode ser também formado por ideias mais amplas, na tentativa de explicar ou compreender um fenômeno ou conjunto de fenômenos, ou na formulação de uma teoria.

A crítica é fundamental na produção do conhecimento científico. É preciso exercitar a autocrítica, a antecipação da crítica, e o exercício de dar e receber críticas. O mais importante é sermos capazes de escolher bem as teorias nas quais serão fundamentadas as investigações e a construção do conhecimento científico.

A Ciência é construída por seres humanos, e é através da curiosidade, medos e anseios que se originam as pesquisas e estudos científicos, inclusive na área social. É necessário romper com o senso comum para dar lugar ao conhecimento científico, utilizando práticas investigativas e ferramentas teóricas.  Para isso é necessário a apropriação de ideias, para a transformação desejada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (168 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com