TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas

Tese: Políticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  Tese  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

1) Quais são as principais características que contrapõem o “Estado Necessário” ao “Estado Herdado”?

Estado Herdado

Além das preferências ideológicas, a combinação que o país herdou do período militar (1964-1985), de um Estado que associava patrimonialismo e autoritarismo com clientelismo, hipertrofia com opacidade, insulamento com intervencionismo, deficitarismo com megalomania, não atendia ao projeto das coalizões de direita e muito menos daquelas de esquerda que, a partir da redemocratização, iniciada em meados dos anos de 1989, poderia suceder os governos de então.

Estado Necessário

O Estado Necessário caracteriza-se por sua capacidade de fazer emergir e atender às demandas da maioria da população e colocar o país numa rota que leve a estágios superiores de civilização. A passagem do "Estado Herdado" para o "Estado Necessário" não começa pela reforma do Estado ou reforma das estruturas socioeconômicas, mas pela mobilização de um ciclo que vai da capacitação dos gestores públicos para a transformação das relações Estado-Sociedade.

2) De que forma o Planejamento Estratégico Governamental auxilia na transformação rumo ao Estado Necessário?

A aplicação de um Planejamento Estratégico Governamental ajudará os gestores públicos a traçar estratégias para acabar com rotinas administrativas que dão margem à injustiça, ao clientelismo, à corrupção que empatam os resultados obtidos com a ação de governo, que frustram a população e solapam a base de apoio político dificultando a governabilidade. Possibilita traçar metas para alcançar os objetivos pretendidos na gestão.

3) Por que o conceito de “Administração Geral” é entendido pelo autor como inadequado ao tratamento da gestão pública?

Porque deriva da Administração de Empresas e utiliza-se na conformação dos conteúdos da Administração Pública, os quais marcam naquele contexto e o torna inadequado para a consecução do objetivo da gestão pública.

4) Qual a diferença entre o termo Gestão Pública e Administração Pública?

Administração Pública é a ordenação (planejamento e organização), direção e controle dos serviços do governo, nas esferas federal, estadual e municipal, segundo os preceitos do direito e da moral, visando ao bem comum.

A administração pode ser entendida de três formas:

1 ) o conjunto de entes ou sujeitos de caráter público – os meios, humanos e materiais, de que dispõe o governo para aplicar suas políticas;

2 ) o conjunto de ações encaminhadas para o cumprimento dos programas e políticas dos governos; e

3 ) a ciência da Administração Pública que se propõe a estudar as condições que permitem ao direito, emanado dos poderes do Estado, concretizar-se da maneira mais eficaz possível, através da atuação dos órgãos administrativos.

Gestão Pública se refere mais aos Modelos de Gestão aplicados pela Administração Pública sendo, gestão pública o termo que designa um campo de conhecimento (ou que integra um campo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com