TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pontos de Equilíbrio Contábil

Tese: Pontos de Equilíbrio Contábil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  Tese  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

No mercado atual, a competitividade é um fator essencial para qualquer empresa alcançar o sucesso. Para isso é importante identificar e desenvolver ferramentas gerencias extremamente eficazes, pois assim podem alcançar a estabilidade e atender as crescente exigências do mercado. É nesse ambiente que surge a necessidade de um correto ponto de equilíbrio para facilitar a análise da organização e irá ajudar os gestores no processo de tomada de decisão.

O ponto de equilíbrio é considerado uma das mais importantes ferramentas de gestão da atualidade. Ponto de equilíbrio significa o faturamento mínimo que a empresa deve atingir para que não tenha prejuízo, mas que também não estará conquistando lucro nesse ponto.

1.1 Pontos de Equilíbrio Contábil (PEC)

No ponto de equilíbrio contábil são levados em conta os custos fixos contábeis relacionados com o funcionamento da empresa.

Se uma empresa possui as seguintes características:

• Custos + Despesas Variáveis: $6.000/u

• Custos + Despesas Fixas: $4.000.000/ano

• Preço de Vendas: $8.000/u.

O seu ponto de equilíbrio só será encontrado quando a soma das margens de contribuição ($2.000) totalizar o montante suficiente para cobrir os custos fixos, supondo que a produção seja igual á venda esse seria o ponto em que contabilmente não haveria nem lucro nem prejuízo, ou seja, o ponto de equilíbrio contábil.

PEC= $4.000.000/ano = 2.000.000u/ano, ou $16.000.000/ano de vendas $2.000.000

Martins (1994 p.232) relata em sua obra que um resultado contábil nulo significa que, economicamente, a empresa está perdendo (pelo menos o juro capital próprio investido).

1.2 Pontos de Equilíbrio Econômico (PEE)

No ponto de equilíbrio econômico adicionam-se aos custos fixos todos os custos de oportunidade, diferente do ponto de equilíbrio contábil, o PEE visa à obtenção de lucro que pode ser estipulado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com