TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

População Em Situação De Rua

Exames: População Em Situação De Rua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  791 Visualizações

Página 1 de 2

A Questão social e suas expressões

“Carmelita Yazbek afirma: Sabemos que as sequelas da questão social permeiam a vida das classes subalternas destituída de poder, trabalho e informação. Sabemos também que em nossa prática cotidiana a relação com o real é uma relação com a singularidade expressa nas diferentes situações com que trabalhamos. E, aí se colocam nossos limites e nossas possibilidades. Limites de várias ordens, mas, sobretudo limites de ordem estrutural (2001, p. 39).”

Com base no texto a cima, extraída do ambiente virtual acadêmico (AVA), bem como em demais estudos realizados sobre o tema, (slides de aula; AVA), buscaremos apresentar uma análise reflexiva sobre a questão social.

Assim, é possível afirmar que a questão social causa grande impacto na vida daqueles submetidos a tal processo, uma vez que a ausência de protagonismo da classe subalterna coloca-a a margem da sociedade, pois alem de viver em constante ausência de recursos básicos, como alimento, moradia, higiene, entre muitos outros bens e serviços, sabemos que a escassez, portanto, não remete apenas ao material, pois esse cenário de desigualdade e subalternidade de tais indivíduos os tornam vulneráveis, tanto na esfera material quanto emocional e psíquica o que causa diversos infortúnios aos mesmos, assim, suas mazelas de ordem diversas são expressas nas ruas das grandes metrópoles. Desprovidos de qualquer proteção, educação, saúde, moradia, e, se tem qualquer desses bens citados, os têm de forma muito precária a ponto de viverem em miséria constante, desse modo, os indivíduos em situação vulnerável, sobrevivem imersos no processo de dominação e exclusão social, o que de acordo com a teoria Marxista faz parte do processo de dominação ou luta de classes, sendo que o atual sistema capitalista contido na sociedade vigente aumenta a produção e reprodução de desigualdades social, seja no âmbito econômico político ou cultural.

Com relação à atuação do assistente social, assim como relata o texto, a prática do assistente social se efetiva diretamente na realidade e singularidade de cada contexto, sendo esses diversos ou variados, no entanto a ação do assistente social é limitada, pois depende das políticas publicas e interesses sociais diversos, o que torna a autonomia do Assistente social muito relativa gerando limitações de ordens diversas e em variadas esferas de atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com