TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Populismo: Uma Análise Política e Social Sobre Seu Surgimento

Por:   •  17/3/2023  •  Projeto de pesquisa  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 3

Populismo: uma análise política e social sobre seu surgimento

Resumo

O presente artigo busca compreender quais são as principais características do populismo e contexto político em que ele é concebido. Nesse sentido, estudaremos as concepções políticas e filosóficas do populismo global, além de buscar introduzir a influência do populismo de direita no processo político brasileiro. Para tanto, vamos usar como referencial teórico à conceitualização do que é o populismo, a partir de Nadia Urbinati, além de buscar entender como o contexto político internacional nas maiores potências mundiais pode ter influenciado na ampliação do discurso autoritário ao redor do mundo.

Introdução

Recep Tayyp Erdogan, Viktor Orban, Nayib Bukele, Rodrigo Duterte, Donald Trump Jair Bolsonaro e Giorgia Meloni. O que todas essas personalidades têm em comum? Todos eles são ou foram líderes máximos em seus países e são ligados, em maior ou menor escala, ao populismo mundial.

Para determinarmos o que seria o populismo, se é que é possível apresentar uma conceituação única para tal movimento político, é necessário entender em linhas gerais suas principais ideias. Um líder populista precisa construir, segundo Debert em Ideologia e Populismo, “uma relação pessoal entre um líder e um conglomerado de indivíduos, relação essa explicada através do recurso à ideia de demagogia, nem sempre claramente definida.” (2008, p. 6). Nesse sentido, concorda Debert Nadia Urbinati em um artigo de 2017 para o La Repubblica. Em seu artigo, Urbinati define o populismo como um movimento que se alimenta da democracia, a partir de um processo de corrosão das instituições que formam sua base e a completa mutação de dois princípios basilares da democracia: o povo e o princípio da maioria.

Para ambos os autores, o populismo é um movimento não ideológico, que busca abarcar todas as lutas, por mais difusas que elas sejam, com o intuito de vocalizar de uma só vez, todos os anseios de uma sociedade já em busca de um líder redentor. Para isso, descredibiliza todas as outras instituições da democracia, se colocando anti-establishment e apostando no nós contra eles.

Ao buscarmos referenciais brasileiros de populismo, podemos=s apontar os idos da década de 30 do sec. XX como sendo o grande auge do populismo até o advento do bolsonarismo em 2008. De um lado, Plínio Salgado com a formação da Ação Integralista Brasileira, e de outro Getúlio Vargas, que apesar de à essa época ter uma propensão ao fascismo de Mussolini, buscou no populismo a forma de perpetuação no poder.

Vindo para o sec. XXI, podemos apontar com certa clareza o surgimento de Bolsonaro como um líder do populismo nacional ao investir seus dividendos políticos ora contra o congresso nacional, ora contra o Supremo Tribunal Federal, ora contra a vacina, ora contra o sistema eleitoral. Além disso, a adesão à temas como política armamentista, combate à corrupção, defesa de pautas ultraconservadoras e reacionárias fizeram com que uma grande parte da população se identificasse com seu papel de redentor e conduzisse a sociedade para uma nova era de prosperidade e estabilidade.

Justificativas

Ideários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com