TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que o planejamento é importante na prática profissional do Assistente Social?

Por:   •  6/4/2016  •  Resenha  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2
  • Por que o planejamento é importante na prática profissional do Assistente Social?

Porque planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada, ajudando a concretizar aquilo que almeja, acreditando na possibilidade de mudança da realidade, onde o profissional precisa perceber a necessidade teórica metodológica para vislumbrar a possibilidade de realizar aquela determinada

  • Preparação – tem como objetivo a análise dos pontos básicos de um processo científico e participativo a fim de que cresça a motivação para o planejamento e eficiência das etapas seguintes.

  • Marco referencial –
    é a parte do plano em que a instituição se compromete como integrante de uma realidade mais ampla.

  • Diagnóstico –
    é onde vamos avaliar a instituição ou local onde o planejamento (de determinada ação) será desenvolvido, comparando a realidade presente a realidade desejada.

  • Elaboração de uma programação –
    é a proposta de ação para diminuir a distância, nesta etapa devem estar claros os objetivos, determinações gerais (atividades que serão desenvolvidas).

  • Revisão Geral –
    é onde avaliamos nossas ações, se os objetivos foram alcançados, o que pode ser mudado paramelhorar o resultado e as atividades que devem ser permanentes.


MARCO REFERENCIAL
 
O Marco referencial expressa a posição do grupo com uma visão mais ampla referente a determinado assunto, seus valores, a direção e participação dos integrantes nas etapas do projeto.
Entende-se que ele tem como função tencionar a realidade no sentido da sua superação/transformação e, em termos metodológicos, fornecer parâmetros, critérios para a realização de diagnóstico.
Para a construção, são propostas perguntas que trazem respostas que servirão de subsídio a discussões e debates e às reflexões acerca de teorias e de opções. Ao longo deste processo, são estabelecidos princípios, valores e aspirações que definem os objetivos e a identidade do projeto.
O marco referencial é composto pelos marcos situacional, doutrinal e operativo. Neste sentido, é primordial que haja uma boa articulação entre teoria e prática.
No marco situacional é realizada uma referência, visão do grupo em seus diferentes aspectos, traços marcantes, é a primeira aproximação com a realidade geral (onde estamos, como vemos a realidade).
Já no marco doutrinal os envolvidos assumem uma proposta, um caminho e a dão fundamentos teóricos (para onde queremos ir).  E por último surge o marco operativo, momento em que é firmado o ideal de sua prática no campo de ação, vem com o intuito de ser uma ação transformadora (que horizontes queremos para nossa ação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com