TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Ciclo 2

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

PORTFÓLIO - CICLO 2

Rio Claro

Abril/2018

1-) Durkheim, um dos pais fundadores da Sociologia, propôs que o objeto de estudo da Sociologia é o fato social, que possui três características - coercitivo, generalizado e exterior. A pobreza é um fato social, conforme o conceito do autor? Justifique a partir das três características apresentadas na teoria do autor. 

 A pobreza não é um fato social, visto que, segundo o autor, fato social é algo que só ocorre quando há a organização, que não é o caso da pobreza, pois a pobreza vem da desorganização da sociedade devido a má distribuição da renda, não podendo assim, classifica-la como fato social.

2-) Weber, também considerado um dos fundadores da Sociologia, propõe que esta ciência tem como objeto de análise a ação social e dividiu a ação social em 4 tipos: ação social com relação a fins, ação social com relação a valores, ação afetiva e ação tradicional. O combate governamental à pobreza é uma ação social? De que tipo? Justifique a sua proposta com base na teoria do autor. 

O combate governamental a pobreza é uma ação social com relação a fins, pois além de visar acabar com a pobreza ela também tem como diretriz o valor humano, envolvendo trazer de volta a dignidade que foi tirada da população por viver de maneira tão excluída e maltratada perante a sociedade.

3-) De que forma o autor do texto sugere que a pobreza pode ser amenizada? Qual é o papel dos governos em diminuir as desigualdades sociais?

Segundo o autor, a pobreza pode ser amenizada com metas de redução de pobreza, que em algum momento podem até se tornar políticas nacionais. Quanto ao governo, é obrigação do mesmo diminuir as desigualdades, trabalhar de maneira justa e transparente, distribuindo recursos de maneira igual a todos, visto que o Brasil é um dos países com maiores recursos, mas que falha em relação a correta distribuição. A população se acomodou com a pobreza, tornando-a algo banal, o que é inaceitável. Se faz necessário uma mudança tanto governamental quanto social, todos se ajudando para erradicar a pobreza do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com