TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio UNOPAR - Planejamento Social

Pesquisas Acadêmicas: Portfólio UNOPAR - Planejamento Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 4

A CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS

Este trabalho tem por objetivo fazer o resgate dos pontos mais importantes e expressivos da história das políticas sociais brasileira como o estado lidava com essas políticas no início do século XX, abordando assim desde seu histórico às formas e tipos de planejamentos.

Antes de qualquer coisa, é importante compreender que a estrutura social do país anda paralela a alguns níveis fundamentais para que haja a plena estrutura da sociedade, tais como: níveis de desenvolvimento, do percentual da pobreza existente, do grau de disparidade na repartição da renda e ainda, da organização concernente a idade da população da nação. É imprescindível que se trate acerca das obrigações relativas às despesas sociais do Estado na erradicação das uniformidades e da pobreza.

O fato é que, há décadas luta-se pela construção de uma política social justa no Brasil e em vários outros países, ou seja, busca-se a estabilidade nos programas sociais do país, para que desta forma, seja garantida uma melhor pacificação no que diz respeito à justa repartição da renda pública.

Contudo, para o desenvolvimento desta pesquisa, fez-se necessário adotar uma metodologia bibliográfica, buscando autores conceitualizados para que este trabalho sirva de base para uma formação acadêmica, que busca discutir criticamente sobre as políticas sociais no Brasil.

TIPOS DE PLANEJAMENTO

Planejamento Estratégico (longo alcance)

O planejamento estratégico é aquele que define as estratégias de longo prazo da empresa. Este planejamento leva em conta todos os fatores internos e externos a companhia – por exemplo, a situação econômica global é um fator a ser levado em conta no planejamento estratégico. Quando elaboramos este planejamento procuramos ter uma visão integrada dos processos e da companhia, por que a empresa como um todo entra nesta etapa.

Planejamento Tático (médio)

O planejamento tático é diferente para cada área da companhia. A area financeira terá seu próprio planejamento tático financeiro, assim como a RH, marketing e assim por diante. Esta etapa é mais focada que o planejamento estratégico, que é desdobrado em diversos planos táticos.

O planejamento tático é feito de ano a ano e busca otimizar uma determinada área da empresa na busca de um resultado.

Planejamento Operacional (Curto alcance)

O plano operacional coloca em prática cada um dos planos táticos dentro da empresa. Ele é projetado no curto prazo e envolve cada uma das tarefas e metas da empresa.

Um planejamento operacional deve planejar os prazos, metas e recursos para a implantação de um projeto ou tarefa dentro da empresa. Por ser a última etapa de planejamento, o operacional deve ser um plano mais detalhado que os outros dois, tentando explicar cada tarefa isoladamente.

PROCESSO DE PLANEJAMENTO DO ESTADO BRASILEIRO NO CONTEXTODA IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS ATÉ 1988

A constituição de 1934 trouxe a criação do salário mínimo, ocorreu também a consolidação das leis do trabalho, dando ao povo um pouco de dignidade até o momento tão desconsiderado.

De 1945 em diante os direitos políticos ganharam força e reconhecimento nas organizações popular, nos sindicatos. Nos anos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com