TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio- Contexto Empresarial

Dissertações: Portifolio- Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 4

SOLUÇÃO DE CASO PROPOSTO

CONTEXTO EMPRESARIAL

1. INTRODUÇÃO

No contexto da globalização e no conjunto empresarial, a contabilidade social não se restringe às demonstrações financeiras. É possível afirmar que a contabilidade é a base, o fundamento, o requisito primordial para a tomada de decisão nas empresas a partir dos fundamentos e funções administrativas que a empresa necessita desenvolver para ter uma vida prolongada e próspera.

2. DESENVOLVIMENTO

No contexto administrativo, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Henri Fayol (1841 – 1925), o Fundador da Teoria Clássica, propôs-se a escrever sobre a função administrativa com o propósito de diferenciá-la das funções técnicas e comerciais, confundidas pelos executivos que compreendiam mal (CHIAVENATO).

As funções administrativas de Fayol compreendiam em: Prever, ou seja, visualizar o futuro e traçar o programa de ação; Organizar, constituindo o duplo organismo material e social da empresa; Comandar ao dirigir e orientar o pessoal; Coordenar, ou seja, ligar, unir harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos e; Controlar ao verificar que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e as ordens dadas. Com o passar do tempo às funções administrativas reduziram-se a planejar, organizar, dirigir e controlar (CHIAVENATO).

Estas funções administrativas são a base para a efetividade da administração estratégica de suas atividades. Também para execução de suas atividades, as empresas carecem de satisfazer suas necessidades econômicas- financeiras, através de recursos materiais provenientes de fontes internas e externas, onde a s fontes internas são o capital próprio ou capital social e as fontes externas, os capitais de terceiros. Assim, segundo Athar (2005) o patrimônio pode ser conceituado como o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados à entidade.

No aspecto qualitativo e qualitativo, o Conselho Federal de Contabilidade – CFC (2006, p. 16 apud MARQUÊS;SILVA;TARIFA, p. 40) determina que referente ao patrimônio qualitativo:

“[...] entende-se a natureza dos elementos que compõem como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, maquinas, estoques de materiais ou de mercadorias, etc. [Por outro lado no aspecto quantitativo] [...] refere-se à expressão dos componentes patrimoniais em valores, o que demanda que a contabilidade assuma posição sobre o que seja valor.”

Destarte Costa determina que, no aspecto contábil, o patrimônio constitui um meio (recursos) necessário para a realização dos objetivos da entidade. E assim, a “contabilidade realiza o processo contábil com o objetivo de conhecer a situação do patrimônio da empresa e explica as suas alterações causadas pela administração na gestão dos recursos empresariais” (COSTA, 2009, p. 44).

Para explicar às alteração no patrimônio, assim como contribuir para a o planejamento, controle, direção e organização da entidade, a contabilidade também precisa atentar-se para análise de mercado. É nesse contexto que emana a contabilidade gerencial, reconhecida como um enfoque a números e evento econômico, ou melhor, como um enfoque no mercado mediante a captação, processamento e distribuição de informações que habilitem uma melhor decisão da empresa (LUZ, 2011).

Estas informações deverão posicionar melhor a empresa frente as disputas de mercado, avaliando o equilíbrio econômico de modo que oferta e demanda sejam analisadas antes de qualquer investimento. Destarte, no caso de um pico inesperado de demanda maior que a capacidade de produção de uma determinada empresa, então caberá a contabilidade analisar qual opção é mais viável dentro do quadro econômico. Se é o investimento para expansão da produtividade ou o aumento e qual proporção de aumento dos preços dos produtos ofertados, para a retomada do equilíbrio econômico e financeiro da empresa.

Para desenvolver essa capacidade gerencial da contabilidade, o contador, precisa estar munido de informações sobre a estrutura de mercado, que conceitualmente pode ser definido como o ponto de encontro entre produtores e vendedores de um determinado produto. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com